Portal da Cidade Atibaia

Vereador fala sobre o problema das enchentes de Atibaia

Publicado em 19/09/2017 às 07:52

Na última sessão da Câmara, 12 de setembro, o vereador Daniel da Rocha Martini utilizou o momento Tema Livre para tratar das enchentes que têm assolado Atibaia nos últimos anos.

“Estamos em um momento de seca agora, mas quero alertar o Poder Executivo para que se antecipe e elabore medidas preventivas para quando chegar o tempo de chuvas, que sempre ocorre no final e início do ano”, explicou Daniel.

O vereador atentou para a responsabilidade dos governos federal e estadual em administrar o Rio Atibaia e lembrou do estudo feito há alguns anos pelo Estado de São Paulo sobre a causa das enchentes – cujo maior problema é a ocupação irregular ou indevida da várzea do rio desde muitas décadas. “O problema é que não foi realizada nenhuma ação profilática para evitar alagamentos por parte do governo estadual”, continuou.

Como ações preventivas, Daniel destacou uma melhor estruturação da Defesa Civil, devidamente treinada e aparelhada para situações de emergência e a implantação de um sistema de alarme, com a função de avisar a população com antecedência sobre a vinda de fortes chuvas, tempestades e mesmo do aumento do volume dos rios e córregos da região, em decorrência de aberturas de comportas de represas.

Fonte:

Deixe seu comentário