Portal da Cidade Atibaia

cidade

Prefeitura divulga lista de artistas contemplados no Festival

Festival será transmitido pela internet e contará com 35 projetos selecionados.

Publicado em 20/05/2020 às 00:14

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Em tempos de isolamento social em razão da pandemia de Coronavírus, a arte vem evidenciando, cada vez mais, a sua relevância. Graças à cultura, em suas diferentes formas de expressão, tem sido possível estabelecer e manter vínculos, compartilhar momentos de lazer, ainda que virtuais, e garantir bem-estar mesmo com os receios desse momento. Com a orientação para que as pessoas não saiam de casa, eventos culturais deixaram de acontecer presencialmente mundo afora, mas em Atibaia a classe artística está amparada pelo Poder Público, que lançou o “Festival Culturar-te Atibaia em Casa”.

Iniciativa da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMPOCAT), o festival virtual está previsto para acontecer entre maio e junho, com divulgação das datas em breve nos canais oficiais da Prefeitura da Estância de Atibaia.

O festival contará com 35 projetos selecionados dentre os inscritos, em quatro modalidades: apresentações solo; apresentações em grupo de até três pessoas; apresentações em grupo com mais de três pessoas; e videoaulas (palestras e oficinas). Os prêmios oferecidos variam conforme a categoria, em um total disponibilizado pelo Executivo de R$ 30.700,00.

O “Festival Culturar-te Atibaia em Casa” será transmitido pela internet e as apresentações não poderão acontecer com a presença de público. Nas propostas de trabalho de grupos ou coletivos, o recomendável é que os encontros e reuniões sejam feitos de forma virtual.

Com a iniciativa, a Prefeitura objetiva o fomento e a valorização do artista local. Além disso, o festival visa garantir o acesso contínuo à cultura no contexto de enfrentamento ao Coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a toda a comunidade de Atibaia.

A lista de artistas contemplados no festival foi divulgada pela Prefeitura na Imprensa Oficial Eletrônica da Estância de Atibaia edição nº 2.200/2020, publicada em 13 de maio. Já o edital do festival foi divulgado na edição nº 2.193/2020, publicada em 25 de abril.


Fonte:

Deixe seu comentário