Portal da Cidade Atibaia

Museu

Museu de Atibaia participa da 21ª semana nacional dos museus

Notícias Atibaia: Programação gratuita promove sustentabilidade e valoriza a cultura e história local.

Publicado em 16/05/2023 às 11:30

(Foto: Imagem da internet )

Atibaia e Bragança Paulista, no estado de São Paulo, integram a programação da 21ª Semana Nacional dos Museus, evento que visa destacar o papel dos museus na promoção do bem-estar, do bem-viver e do desenvolvimento sustentável das comunidades. Os museus são essenciais como espaços de conscientização, fortalecimento de identidades e participação cidadã.

Entre 15 e 21 de maio, o Museu Municipal Oswaldo Russomano e o Museu do Telefone, em Bragança Paulista, oferecerão atividades gratuitas voltadas para a sustentabilidade. A comunidade bragantina poderá participar de programas educacionais que promovem saúde mental, educação e conscientização ambiental. No Museu Municipal, a exposição "Espaço Sensorial" explorará os cinco sentidos em cenários da cidade e da natureza, enquanto o Museu do Telefone promoverá a ação educativa "Descarte Consciente", focada no descarte adequado de lixo eletrônico.

Em Atibaia, o Museu Municipal João Batista Conti receberá, a partir de 16 de maio, a exposição "Rito de Passagem Masculina Xavante sob o olhar do homem contemporâneo", da fotógrafa e pesquisadora Dulci Cardoso. A mostra, que ficará em cartaz até 4 de junho, convida o público a refletir sobre a relação dos ritos e da ancestralidade com a humanização por meio de fotografias e símbolos. No dia 20 de maio, Dulci Cardoso ministrará uma palestra e uma roda de conversa no museu, abordando sua pesquisa de campo junto à tribo Xavante da reserva de Sangradouro, em Mato Grosso.

Ao todo, mais de 1.100 museus e instituições culturais e educativas em todo o Brasil participam da Semana Nacional dos Museus. O evento é uma iniciativa da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e busca mobilizar os museus do país em torno de um tema comum.

Serviço:

Museu Municipal João Batista Conti – Av. Major Juvenal Alvim, nº 121 – Centro, Atibaia

Museu Municipal Oswaldo Russomano – Rua Cel. João Leme, 520 – Centro, Bragança Paulista

Museu do Telefone – Praça José Bonifácio 126 – Centro, Bragança Paulista

Fonte:

Deixe seu comentário