Portal da Cidade Atibaia

Dengue

Dengue 2024: Guia de perguntas e respostas sobre a epidemia

Ações municipais e participação comunitária são fundamentais na luta contra o Aedes aegypti

Publicado em 19/03/2024 às 15:44

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Em meio ao constante desafio de enfrentar doenças transmitidas por mosquitos, a cidade de Atibaia se mobiliza para combater a dengue, uma doença viral que tem preocupado especialistas e autoridades de saúde.

 • Transmissão do Vírus da Dengue: O aumento de casos de dengue acende o alerta para a necessidade de informação sobre suas vias de transmissão. Exclusivamente disseminada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, a dengue é causada por um vírus com quatro sorotipos diferentes. O mosquito, adaptado ao ambiente urbano e com atividade diurna, encontra nos acúmulos de água limpa e parada o cenário ideal para sua reprodução. O Ministério da Saúde ressalta a raridade de transmissão vertical (de mãe para filho) e por transfusão sanguínea.

 • Prevenção e Proteção: A prevenção da dengue se concentra no combate aos criadouros do mosquito, uma vez que 75% destes estão em ambientes domésticos. A eliminação de locais propícios à acumulação de água parada é a principal medida de combate. A proteção individual também é destacada, com o uso de repelentes, mosquiteiros e vestuário apropriado. A Prefeitura de Atibaia enfatiza a importância da cooperação dos cidadãos neste esforço conjunto.

 • Ações da Prefeitura de Atibaia: Em resposta à ameaça da dengue, a Prefeitura de Atibaia implementou uma série de medidas preventivas e de combate, incluindo mutirões de limpeza em bairros da cidade, visando à eliminação de focos do mosquito. Essas ações são complementadas por campanhas educativas em escolas e pela comunicação direta com a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti.

 • Denúncias e Orientações: A municipalidade enfatiza a importância das denúncias de possíveis criadouros do mosquito, disponibilizando canais específicos para que a população possa reportar locais de risco. Além disso, orienta sobre os sintomas da doença e a importância de procurar assistência médica diante de suspeitas de contaminação, alertando sobre os riscos da automedicação.

 • Sintomas e Cuidados: A Prefeitura alerta para a variedade de sintomas que podem indicar a infecção pela dengue, desde quadros assintomáticos até manifestações graves. A orientação é para que, ao primeiro sinal de febre alta e sintomas como dores de cabeça e muscular, a população busque avaliação médica para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

 • Imunização e Pesquisa: Com a aprovação da vacina Qdenga pela Anvisa e sua incorporação pelo SUS, abre-se um novo capítulo na prevenção da dengue no Brasil. Atibaia aguarda a distribuição dessa vacina, enquanto acompanha os avanços de outras pesquisas, como a do Instituto Butantan, que promete uma nova vacina eficaz contra a doença.

Essas iniciativas sublinham o compromisso de Atibaia com a saúde pública e a segurança de seus cidadãos, adotando uma estratégia multidisciplinar para enfrentar a dengue. A colaboração entre governo local, comunidade e instituições de pesquisa é essencial para superar esse desafio.

Fonte:

Deixe seu comentário