Portal da Cidade Atibaia

Vacina

Atibaia promove dia ‘D’ com 2 mil vacinas contra gripe aplicadas

Campanha segue até o fim de maio visando alta cobertura vacinal

Publicado em 16/04/2024 às 09:27

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Neste último sábado, dia 13 de abril, a cidade de Atibaia, juntamente com outras regiões do Brasil, promoveu o Dia “D” da campanha de vacinação contra a Influenza. Este dia de mobilização intensa contou com a participação ativa de equipes volantes e unidades de saúde, incluindo as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBS/USF), resultando na aplicação de 2.034 doses de vacina.

Desde o início da campanha em 25 de março, já foram administradas 13.484 doses na cidade, o que representa uma cobertura vacinal de 24,46% do público-alvo total de 63.128 residentes. Com o objetivo de atingir 90% desse grupo, as autoridades de saúde de Atibaia mantêm abertas 16 unidades de saúde, além de atualizar a caderneta de vacinação dos munícipes.

As equipes volantes da Secretaria de Saúde têm desempenhado um papel crucial, especialmente no atendimento às Instituições de Longa Permanência (ILP), onde foram aplicadas 411 doses. Além disso, outras 1.623 doses foram administradas durante a ação deste sábado pelas unidades de saúde locais.

A Influenza é uma infecção viral aguda que ataca o sistema respiratório e pode se espalhar rapidamente, resultando em epidemias sazonais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos podem ser leves ou graves e, em alguns casos, levar a óbitos. A vacinação visa fornecer imunidade no período de maior circulação dos vírus, reduzindo tanto a severidade da doença quanto as hospitalizações e mortes.

A campanha de vacinação contra a Influenza em Atibaia continuará ativa até o dia 31 de maio, com o intuito de ampliar a proteção da população contra o vírus e reforçar o compromisso da administração municipal com a saúde pública.

Além de proteger a comunidade em geral, a campanha tem um foco especial nos grupos prioritários, que incluem crianças pequenas, gestantes, idosos, pessoas com condições crônicas, trabalhadores da saúde, professores, entre outros. Essa estratégia visa também reduzir a carga nos serviços de saúde, especialmente importante num período onde os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19.

Fonte:

Deixe seu comentário