Portal da Cidade Atibaia

Agentes

Atibaia fortalece atenção básica com novos agentes comunitários

Iniciativa integra plano de combate à epidemia de dengue e melhoria dos serviços de saúde locais; 62 profissionais são distribuídos em 14 unidades de saúde

Publicado em 16/04/2024 às 16:52

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Em um esforço para aprimorar os serviços de atenção básica e fortalecer o vínculo entre os cuidados de saúde e a comunidade, a Prefeitura de Atibaia confirmou a contratação de 62 novos agentes comunitários. Estes profissionais, que já começaram a atuar em diversas unidades de saúde do município, são essenciais para promover a integração e melhorar a qualidade dos atendimentos oferecidos aos cidadãos.

Dos 62 agentes designados, 49 já estão em atividade desde o início de abril. Os 13 restantes deverão ocupar suas vagas em breve, substituindo candidatos ausentes nas chamadas iniciais. Desde 2021, a Secretaria de Saúde já realizou a contratação de 263 profissionais, fortalecendo significativamente o quadro de trabalhadores nas unidades de saúde de Atibaia.

A contratação destes agentes é parte de uma série de medidas implementadas após o decreto de situação de emergência em saúde pública, motivado pela epidemia de dengue. As ações visam erradicar o mosquito transmissor e prevenir a propagação da doença na região.

Entre os dias 8 e 12 de abril, a Secretaria de Saúde organizou um curso introdutório destinado aos novos servidores. O curso enfatizou a importância do papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e seu impacto direto na melhoria dos serviços de saúde prestados à comunidade.

A unidade do Tanque, que recentemente inaugurou uma nova sede, é a que mais recebeu agentes, totalizando 14. Com investimento de aproximadamente R$ 2,7 milhões, a nova UBS ampliou sua capacidade para atender até 16 mil pessoas. Além desta, a Unidade de Saúde da Família Ana Nery, localizada no Jardim Imperial, também passou por expansões significativas. Após reformas, a unidade agora pode atender o dobro do número de pessoas anterior, beneficiando 24 mil residentes.

Outras doze unidades de saúde também receberam reforços, incluindo Boa Vista, Cachoeira, Cerejeiras, entre outras, evidenciando a ampla estratégia de melhoria contínua dos serviços de saúde em Atibaia.

Os agentes comunitários de saúde são cruciais para a estratégia de saúde da família, promovendo a conexão entre os profissionais de saúde e a população. Eles desempenham um papel chave na realização de atividades educativas, preventivas e de promoção da saúde tanto em domicílios quanto em ambientes coletivos.

Esta iniciativa não apenas reforça a infraestrutura de saúde de Atibaia mas também prepara a cidade para enfrentar desafios de saúde pública, como a recorrente ameaça da dengue.

Fonte:

Deixe seu comentário