Portal da Cidade Atibaia

Vacinação

Atibaia registra uma preocupante queda na cobertura vacinal

Autoridades de saúde incentivam a população a atualizar cadernetas de vacinação frente à queda nas taxas de imunização

Publicado em 31/03/2024 às 09:00

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Em um esforço contínuo para combater doenças e proteger a saúde pública, a importância de manter as cadernetas de vacinação atualizadas nunca foi tão enfatizada pelas autoridades de saúde. Diante dos desafios enfrentados no ano de 2024, Atibaia registra uma preocupante queda na cobertura vacinal, não atingindo as metas estabelecidas para diversas vacinas essenciais.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia, a campanha de imunização vem enfrentando obstáculos significativos, com percentuais de vacinação dos objetivos para várias doenças. Dados apontam que vacinas cruciais como a Pneumocócica 10 (84,48%), Rotavírus Humano (83,28%), Hepatite A (64,48%), Poliomielite (91,34%), Tríplice Viral D2 (78,51%) e Tríplice Bacteriana DTP 1º reforço (89,25%) apresentam índices de cobertura vacinal abaixo da meta nacional de 95%. A comparação com as estatísticas do ano anterior revela uma diminuição na taxa de imunização para a maioria dessas vacinas, o que acende um sinal de alerta para a saúde pública.

A queda na cobertura vacinal expõe especialmente as crianças a doenças potencialmente graves, como sarampo e poliomielite, que podem causar sequelas duradouras ou até mesmo serem fatais. Apesar de um aumento nos índices de vacinação observado em 2023 em todo o Brasil, os dados atuais de Atibaia indicam uma necessidade urgente de ação para reverter essa tendência.

A vacinação transcende a proteção individual, promovendo uma barreira coletiva contra a propagação de doenças transmissíveis. Isso não apenas salva vidas mas também contribui para uma comunidade mais saudável. As vacinas, reconhecidas por sua segurança e eficácia, são instrumentos vitais na estratégia de saúde pública, representando um investimento significativo com um retorno considerável em termos de custo-benefício.

Com mais de 20 vacinas oferecidas rotineiramente, o programa de imunização abrange desde recém-nascidos até idosos, incluindo imunizantes contra a Hepatite B, Febre Amarela, HPV, e muitos outros. Além disso, o Ministério da Saúde realiza o monitoramento e contingenciamento de vacinas, garantindo que a população esteja sempre informada sobre a disponibilidade dos imunizantes.

Face à atual situação de cobertura vacinal em Atibaia, a Secretaria Municipal de Saúde apela à população para que visite as unidades de saúde e atualize suas cadernetas de vacinação. Proteger a si mesmo e aos outros é um ato de responsabilidade coletiva que pode salvar vidas e garantir o bem-estar de toda a comunidade.

Fonte:

Deixe seu comentário