Portal da Cidade Atibaia

Mês da mulher

Atibaia tem Março Lilás com foco em saúde da mulher até final do mês

Programação especial oferece exames, palestras e atividades voltadas para o bem-estar feminino até o final do mês

Publicado em 19/03/2024 às 12:37

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

No município de Atibaia, a campanha Março Lilás ganha força com uma série de ações dedicadas à prevenção e ao combate ao câncer de colo de útero. Durante todo o mês, as unidades de saúde da cidade estão oferecendo exames de Papanicolau, testes rápidos, práticas integrativas, rodas de conversa, palestras com especialistas em diversas áreas e uma gama de outras atividades focadas no cuidado com a saúde da mulher.

Entre as iniciativas destacadas, estão os exames de Papanicolau por livre demanda. A organização dos chamados Dias da Mulher em cada unidade de saúde propõe práticas de autocuidado, com a realização de exames de Papanicolau sem necessidade de agendamento prévio. O cronograma inclui atendimentos no Centro (dia 23, das 7h às 12h), Santa Clara (dia 23, das 8h às 13h), Rio Abaixo (dia 26, das 8h às 12h) e Imperial (dia 28, das 17h às 21h), facilitando o acesso ao exame principal para detecção precoce de lesões no colo do útero.

Este exame é crucial na identificação antecipada da doença, permitindo um diagnóstico em estágios iniciais, muitas vezes antes do surgimento de sintomas. Conhecido por sua simplicidade, rapidez e caráter não invasivo, o Papanicolau se configura como uma ferramenta fundamental na prevenção deste que é o terceiro tumor maligno mais comum entre mulheres no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Paralelamente, a Prefeitura de Atibaia promove o Concurso Destaque Mulheres Profissionais de Atibaia 2024, reafirmando seu compromisso em valorizar a diversidade e a relevância do trabalho feminino no município. A votação para o concurso, aberta ao público, segue até o dia 20 de março, englobando categorias que reconhecem desde empreendedoras até mulheres que se dedicam aos serviços domésticos.

Além das atividades voltadas à saúde, o Mês da Mulher em Atibaia conta com eventos culturais e esportivos, como o Concerto Voz de Mulher – Tributo a Rita Lee e a Corrida e Caminhada Março Lilás, cujas inscrições requerem a doação de itens de higiene feminina em benefício de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estas iniciativas, juntamente com o apoio de grupos como o Pelotão Mulheres Corretoras, destacam a importância da integração entre saúde, esporte, e bem-estar na promoção da qualidade de vida para as mulheres.

Fonte:

Deixe seu comentário