Portal da Cidade Atibaia

Dengue

Atibaia registra primeiro o óbito suspeito de dengue

Aumento significativo de casos de dengue em Atibaia desafia autoridades de saúde

Publicado em 30/03/2024 às 14:35

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Em uma atualização preocupante sobre a situação da dengue em Atibaia, autoridades de saúde confirmaram que, até o dia 27 de março de 2024, a cidade enfrenta um alarmante total de 1.767 casos confirmados de dengue, oriundos de 2.716 notificações. Esse cenário desafiador destaca a persistente ameaça do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, à saúde pública local.

A luta contra a proliferação da dengue em Atibaia tem sido marcada por uma resposta robusta da Prefeitura, que intensificou suas ações de prevenção e controle. Uma ampla gama de iniciativas foi lançada para cortar o ciclo de transmissão do mosquito. Dentre as medidas implementadas, destacam-se os mutirões de visita a residências, a limpeza de terrenos baldios, a realização de atividades educativas em escolas e a promoção da conscientização entre os cidadãos. Essas ações são vitais para reduzir o risco de mais infecções e controlar a propagação da doença.

Apesar dos esforços, a cidade lamenta um óbito suspeito pela doença, embora não haja confirmações de morte diretamente atribuídas à dengue até o momento. Além disso, dos casos notificados, 883 foram descartados após investigação, enquanto 66 casos permanecem sob análise para confirmar ou descartar a infecção por dengue.

Para fortalecer ainda mais a luta contra essa enfermidade, a Prefeitura de Atibaia encoraja os moradores a participar ativamente na eliminação de possíveis criadouros do mosquito e a denunciar locais suspeitos. A Ouvidoria da Saúde disponibilizou um canal direto para tais denúncias através do número de WhatsApp (11) 4414-3344, facilitando a comunicação e a rápida intervenção das autoridades competentes.

Os detalhes completos sobre o quadro atual da dengue em Atibaia e as medidas de prevenção adotadas podem ser consultados no boletim informativo mais recente, divulgado sob o título “DENGUE 28.03.24”. Este documento é uma ferramenta crucial para informar a população e engajar todos no combate efetivo à dengue, reforçando a importância de cada indivíduo na prevenção da disseminação do vírus.

Fonte:

Deixe seu comentário