Portal da Cidade Atibaia

saúde

Atibaia recebe “Prêmio Luiza Matida” por mobilização contra a Sífilis Congênita

O Prêmio foi entregue dia 22 de outubro, no Centro de Convenções.

Publicado em 04/11/2019 às 23:21

(Foto: Imagem da Internet)

O “Prêmio Luiza Matida”, foi recebido na 4ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis Congênita. O Prêmio foi entregue dia 22 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Atibaia ficou entre as 22 cidades que melhor desempenharam ações e trabalhos para a eliminação da Sífilis Congênita. Esta é a 3ª edição do “Prêmio Luiza Matida”, e pela 2ª vez consecutiva Atibaia foi selecionada por atingir os critérios estabelecidos.

A Sífilis é uma doença infecciosa e sexualmente trasmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Já a Sífilis Congênita é adquirida pela transmissão da doença de mãe para filho, é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte ao nascer.

Prêmio Luiza Matida

O Prêmio, do Programa Estadual DST/Aids-SP é uma homenagem a médica pediatra Luiza Matida, falecida em 2014. Dra. Luiza coordenou a elaboração e implantação de políticas públicas e estratégias para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis do Programa Estadual de DST/Aids. A redução dos casos de TV do HIV e a organização das ações de controle da sífilis no estado de São Paulo nos últimos anos deve-se em grande parte ao seu árduo e incansável trabalho.

Atibaia

Em Atibaia, os esforços relativos à eliminação da Sífilis Congênita, se dão por meio do diagnóstico e tratamento de gestantes que possuem a doença, para minimizar os riscos da transmissão da mãe para o bebê. Os casos recebem acompanhamento da Secretaria de Saúde, o que garantiu a redução na taxa de incidência de Sífilis Congênita em 2017 e 2018, além do aumento na taxa de detecção de sífilis na gestação, conforme avaliação da Coordenação das Ações para Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis, do Programa Estadual DST/Aids, do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids – SP (CRT DST/Aids SP).

Fonte:

Deixe seu comentário