Portal da Cidade Atibaia

Dengue

Atibaia lança centro de atendimento de dengue para combater surto

Inauguração do CAD Jardim Cerejeiras visa acelerar o tratamento e prevenir avanço da doença

Publicado em 28/03/2024 às 11:18

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Em resposta ao alarmante aumento de casos de dengue, a Prefeitura de Atibaia anunciou nesta quarta-feira, 27 de março, a ativação do Centro de Atendimento de Dengue (CAD). O novo serviço, que operará 24 horas por dia, está localizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Cerejeiras, na Rua Iracema, nº 113. Esta medida faz parte de uma série de ações emergenciais adotadas pelo município para combater a disseminação da doença.

Com o objetivo de oferecer atendimento rápido e eficiente, o CAD se propõe a ser um refúgio tanto para indivíduos suspeitos de terem contraído a dengue quanto para aqueles com diagnósticos confirmados. A iniciativa visa iniciar o tratamento o mais rápido possível, mitigando assim o risco de complicações severas, que podem levar ao óbito. “A intervenção precoce é crucial para evitar a evolução da doença para estágios mais críticos,” enfatiza a coordenação do centro.

Além do atendimento na UPA, os moradores que apresentarem sintomas típicos da dengue podem buscar assistência nas unidades de saúde próximas a suas residências, durante o horário regular de funcionamento. A UPA, no entanto, dispõe de um protocolo especial para dengue, com equipe médica dedicada exclusivamente ao tratamento da doença.

A Prefeitura também reforça a necessidade de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Isso inclui a remoção de qualquer recipiente que possa acumular água parada. Denúncias sobre potenciais focos do mosquito podem ser feitas através da Ouvidoria da Saúde, pelo número (11) 4414-3344 (WhatsApp).

A população é instada a procurar atendimento médico imediato ao notar sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores corporais e articulares, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. A versão grave da dengue pode manifestar-se através de dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. É vital que os pacientes evitem medicamentos como Aspirina, AAS e Ibuprofeno e aumentem a ingestão de líquidos.

Com a inauguração do Centro de Atendimento de Dengue, Atibaia intensifica suas estratégias de combate e prevenção contra a dengue, buscando proteger a saúde de seus habitantes e controlar o surto da doença na região.

Fonte:

Deixe seu comentário