Portal da Cidade Atibaia

Vacinação

Atibaia lança campanha de vacinação contra influenza com meta ambiciosa

Iniciativa visa cobertura vacinal de 90% para grupos prioritários, entre eles crianças e idosos

Publicado em 25/03/2024 às 12:22

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Em uma movimentação significativa para reforçar a saúde pública, Atibaia anunciou o começo da 26ª Campanha de Vacinação Contra Influenza, que se inicia hoje, 25 de março. A mobilização, estendendo-se até o dia 31 de maio, será marcada por um dia de mobilização nacional em abril, visando alcançar uma meta de imunização de 90% dentre os grupos prioritários.

A estratégia adotada para esta campanha coloca em destaque diversos segmentos da população, incluindo crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, indivíduos com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, e profissionais das forças de segurança e salvamento, além de outros grupos essenciais.

Este ano traz uma novidade na documentação necessária para a vacinação: devido a mudanças no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), que agora registra as vacinas de forma nominal, será indispensável a apresentação do CPF ou cartão do SUS. A prova de pertencimento a um dos grupos de risco também é um requisito.

A Secretaria de Saúde de Atibaia compartilhou dados preocupantes, revelando uma tendência de queda na cobertura vacinal entre todos os grupos prioritários. Este declínio é notável, especialmente entre as puérperas, cuja cobertura vacinal diminuiu significativamente nos últimos três anos. A cobertura entre trabalhadores da saúde e idosos também mostrou flutuações, destacando a necessidade urgente de reforço na campanha atual.

A influenza é uma infecção viral de alta transmissibilidade que pode levar a quadros graves e até mesmo fatais. A campanha de vacinação busca não apenas proteger contra três cepas virais predominantes, mas também minimizar a sobrecarga nos serviços de saúde, especialmente importante em tempos que os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19.

Para facilitar o acesso à vacina, a relação completa de unidades de saúde com salas de vacina, incluindo endereços e horários de funcionamento, está disponível na Carta de Serviços de Saúde de Atibaia, permitindo que todos os cidadãos elegíveis possam participar dessa iniciativa essencial para a saúde pública.

Fonte:

Deixe seu comentário