Portal da Cidade Atibaia

Decreto

Atibaia adota medidas de drones e advertência a moradores no combate a dengue

A decisão municipal segue recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo

Publicado em 21/03/2024 às 12:22

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Na busca por soluções efetivas contra a epidemia de dengue que assola Atibaia, a prefeitura deu um passo decisivo ao publicar no último sábado (16) um decreto de situação de emergência. Esse documento estratégico autoriza o emprego de drones no monitoramento de áreas de difícil acesso, visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. A medida vem complementar as ações já em curso, intensificando a vigilância e prevenção em toda a cidade.

A decisão municipal segue recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, ambos já haviam emitido alertas sobre a gravidade da situação neste mês. Com 1.109 casos confirmados até a última sexta-feira (15) e outros 81 em análise, Atibaia não registrou óbitos, mas enfrenta uma situação alarmante que demanda ação imediata.

Além da ação com o uso de drones, o decreto municipal implementa um rigoroso protocolo de atuação em casos de recusa dos moradores em permitir as vistorias das equipes de saúde em suas residências. Inicialmente, será emitido um auto de infração como advertência. Persistindo a recusa, o morador poderá ser multado, numa tentativa de garantir a eficácia das inspeções na identificação e eliminação de focos do mosquito.

Para reforçar o combate à dengue, o decreto prevê ainda a ampliação do quadro de profissionais de saúde, com a contratação de 65 novos agentes. Estão previstas também a aquisição de testes rápidos para diagnóstico da doença, uma máquina de fumacê, uma moto de nebulização e a abertura de um Centro de Atendimento dedicado exclusivamente ao tratamento da dengue.

Essas medidas refletem o compromisso da administração municipal com a saúde pública e a segurança dos seus habitantes, demonstrando uma abordagem proativa e inovadora no combate a um dos principais desafios de saúde pública da região. A utilização de tecnologia avançada e o endurecimento das regras para inspeção domiciliar marcam um novo capítulo na luta contra a dengue em Atibaia, com esperanças de que essas ações possam mitigar os efeitos da epidemia e proteger a população.

Fonte:

Deixe seu comentário