Portal da Cidade Atibaia

Fogo na Pedra Grande em Atibaia atingiu área correspondente a 70 campos de futebol

Suspeita é que visitantes tenham dado início ao incêndio.

Publicado em 15/08/2017 às 06:30

Neste último domingo(13), um incêndio atingiu duas áreas do parque da Pedra Grande, ponto turístico mais conhecido de Atibaia. Aproximadamente 50 hectares, equivalente a 70 campos de futebol, foram atingidos pelo fogo. A suspeita é de que as chamas tenham sido colocadas por visitantes que fizeram trilha.

A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros no parque da Pedra Grande, por volta das 20h. O fogo foi controlado, mas ainda na manhã da última segunda (14), bombeiros e membros da Defesa Civil continuavam no local para combater focos de incêndio que resistiram. Moradores da região também ajudaram com ferramentas e abafadores.

O tenente Paulo Chagas explicou que as equipes encontraram dificuldades por causa das irregularidades no terreno e da vegetação seca, que acelerava a propagação das chamas.

"Foi uma ocorrência muito demorada, o terreno é extremamente acidentado e a vegetação, devido a estiagem, estava muito seca", disse.

A suspeita é de que o fogo tenha sido provocado pela ação humana, já que teve início nas áreas de trilha, por onde passaram centenas de turistas no domingo.

Dos Crimes Contra a Flora o Artigo 41º afirma que provocar incêndio em mata ou floresta tem como pena a reclusão de dois a quatros anos e além disso uma multa. Se, o crime for considerado culposo, a pena é reduzida de seis meses a um ano, incluindo a multa. 

Créditos: G1 Vanguarda

Fonte:

Deixe seu comentário