Portal da Cidade Atibaia

Programa

Atibaia inova com programa de alzheimer na academia da saúde

Iniciativa expande serviços e atendimento multidisciplinar para pacientes com demências

Publicado em 02/03/2024 às 15:42

Em uma iniciativa para aprimorar o cuidado com a saúde da população, a Prefeitura de Atibaia celebrou, em outubro do último ano, um grande avanço com a entrega da expansão da Academia da Saúde. Este espaço, conhecido por suas atividades gratuitas voltadas à promoção da saúde, agora abriga também o inovador Programa de Alzheimer e outras demências. Desde a sua implementação, o programa já acolheu 48 pacientes encaminhados sob suspeita de diagnósticos de demência.

No mês de Fevereiro, dedicado à conscientização sobre doenças como lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia, a gestão municipal faz questão de ressaltar a importância do Programa de Alzheimer de Atibaia. O programa oferece não apenas uma avaliação e diagnóstico precisos das condições dos pacientes, mas também um tratamento abrangente e multidisciplinar. A equipe é composta por neurologistas, geriatras, fisiologistas, neuropsicólogos, fonoaudiólogos e profissionais de Educação Física, garantindo um cuidado integral aos pacientes.

A Academia da Saúde se destaca por sua abordagem holística, oferecendo desde o tratamento de condições médicas coexistentes até a coordenação de cuidados entre diversos profissionais da saúde. As atividades propostas visam não apenas a melhoria do humor e a educação sobre as doenças, mas também a estimulação cognitiva e a manutenção da capacidade física, promovendo a independência dos pacientes nas fases iniciais da doença e buscando sempre a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.

Reconhecendo a demência como uma prioridade de saúde pública, o Programa de Alzheimer de Atibaia atua em diversas frentes, desde a conscientização e o tratamento até o suporte e a inovação em pesquisa. Atualmente, mais de 55 milhões de pessoas ao redor do mundo vivem com algum tipo de demência, sendo a Doença de Alzheimer a causa mais frequente. No Brasil, estima-se que cerca de 1.800.000 pessoas estejam vivendo com demência, com mais de 2.300.000 apresentando algum grau de prejuízo cognitivo.

Para integrar o programa de alzheimer e outras demências, os pacientes devem ser encaminhados com um diagnóstico confirmado ou suspeito de Alzheimer ou outras demências. A Academia da Saúde, localizada na Rua da Liberdade, nº 375, no Jardim Cerejeiras, oferece orientações sobre o processo de encaminhamento, seja ele via SUS ou pela rede privada, incluindo informações sobre exames necessários e regras de participação.

Contato: Academia da Saúde, Rua da Liberdade, nº 375, Jardim Cerejeiras. Telefone: (11) 4513-4749.

Esta iniciativa de Atibaia representa um marco importante na luta contra as demências, oferecendo esperança e suporte a muitas famílias enfrentando este desafio.

Fonte:

Deixe seu comentário