Portal da Cidade Atibaia

região

Você lembra dela?! Ursa Rowena toma banho de piscina para aliviar calor

O animal viveu 25 anos no circo e há sete anos foi resgatada com mais três ursos, que viveram no zoológico no Piauí até morrer

Publicado em 25/01/2019 às 07:06

(Foto: Reprodução/Rancho dos Gnomos)

Para enfrentar o verão com temperaturas acima de 30 °C, a ursa Rowena – que foi transferida de um zoológico no Piauí para um santuário de animais em setembro – tem banhos de piscina diários intercalados com alimentação especial em Joanópolis.

Embora as temperaturas na nova casa sejam amenas em comparação com o calor que chegava até 40 °C em Teresina, o animal é da espécie parda, natural de países frios da América do Norte. No santuário, Rowena tem uma estrutura adaptada para não sofrer com os dias mais quentes.

Quem viu o momento da chegada dela aqui e vê agora, houve uma diferença gritante. A piscina é de água da mina, natural, bem geladinha. Todos os dias ela passa pela piscina e fica um pouquinho antes de ir dormir”, disse o diretor do santuário, Marcos Pompeu. A ursa vem apresentando comportamento dócil durante o período de adaptação no local.

Ela come frutas com bastante diversidade e com bastante líquido, como melancia, melão e laranja”, explicou Pompeu. No local ela ainda tem uma caverna e uma piscina, além de uma cama com feno.

Histórico

O animal viveu 25 anos no circo e há sete anos foi resgatada com mais três ursos, que viveram no zoológico no Piauí até morrer. Ela foi apreendida em Caxias, no Maranhão, e doada ao parque de Teresina pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Durante o período em que viveu no circo, a ursa foi acostumada a se alimentar de ração de cachorro. A transferência foi feita porque a temperatura média de 40°C em Teresina não era a adequada para o animal.

Ela foi transportada até São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e levada em uma cabine climatizada especial até Joanópolis.


Fonte:

Deixe seu comentário