Portal da Cidade Atibaia

Animais

Após chegar do Piauí, ursa brinca em santuário de Joanópolis

Animal ganhou título de 'a ursa mais triste do mundo' durante campanha para transferência. Ela chegou a santuário de animais em Joanópolis.

Publicado em 27/09/2018 às 21:21
Atualizado em

(Foto: G1 Vanguarda)

(Foto: Biga Pessoa)

(Foto: Biga Pessoa)

O que percebemos é que por causa do clima ameno ela está muito relaxada, dormindo bastante", diz o diretor do santuário.


Rowena, que no antigo endereço se chamava Marsha, está em um recinto de 600 m² com piscina e caverna até a construção de um local definitivo. O diretor explica que ela foi rebatizada para marcar o começo de uma nova vida. Ele ainda conta que identificou dificuldade de visão e de locomoção naturais para a idade da ursa, que é considerada idosa.


Um exame constatou que ela está com infestação de verminose grande. Vamos avaliar como fazer o tratamento da melhor forma”, disse.


O transporte foi feito em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e a ursa foi levada dentro de uma cabine climatizada especial. A ursa fez a viagem acordada e sem uso de sedativos.


O caso da ursa ganhou repercussão em novembro do ano passado, quando uma petição online pedia a transferência dela, alegando que a permanência do animal no Piauí seria prejudicial à saúde devido às altas temperaturas. O movimento ganhou adesão de artistas e ativistas da causa animal.


A ursa viveu 25 anos no circo e há sete anos foi resgatada com mais três ursos, que viveram no zoológico até morrer. Ela foi apreendida em Caxias, no Maranhão, e doada ao parque de Teresina pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


No local, ela comia diariamente 15 quilos de frutas e verduras e três vezes por semana era alimentada com carne. Durante o período em que viveu no circo, a ursa foi acostumada a se alimentar de ração de cachorro. O alimento era usado por veterinários para poder atrair ela de um recinto para outro..

Fonte:

Deixe seu comentário