Portal da Cidade Atibaia

informação

Estado de São Paulo teve setembro mais quente dos últimos 59 anos, diz Cptec

Temperatura média máxima, que leva em conta máximas de todas as estações do estado em todos os dias do mês, foi de 32,3°C.

Publicado em 06/10/2020 às 03:38

(Foto: Imagem ilustrativa para notícia)

O calor intenso fez de setembro de 2020 o mais quente dos últimos 59 anos em todo o estado de São Paulo, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptce/Inpe) de Cachoeira Paulista. As temperaturas tiveram elevação de 5°C acima da média histórica para o mês.

A pesquisa foi feita com base em todos os registos históricos do Cptec, feitos desde 1961. De acordo com os dados, a média de temperatura máxima em todo o estado foi de 32,3°C.

O climatologista Diego Jatobá explica que o número é menor que as temperaturas máximas registradas em algumas cidades, que chegaram a passar dos 40°C, porque é uma média de todas as máximas.

"Nós monitoramos os dados de diferentes estações em todo o estado. Há cidades em as máximas passam dos 40°C, outras que chegam a pouco mais de 30°C. Depois dessa observação, acompanhamos ainda as máximas em todos os dias daquele mês e geramos uma média", explica.

As mais altas temperaturas registradas em todo o estado foram em Lins, Votuporanga e Ibitinga que registraram, respectivamente, 41,9 ; 41,8 e 41,7 ºC.

A média histórica para o mês de setembro é de 27,4°C, segundo o centro de previsão. A alta fez com que a temperatura se aproximasse das registradas no verão. De acordo com os dados, desde 1961, os 32,32°C de média registrados neste mês de setembro só perderam para fevereiro de 2014, quando foi registrado 32,34°C e janeiro de 2019, quando a temperatura média máxima em todo o estado chegou a 33,10°C .

Fenômeno

O climatologista explica que o fenômeno é causado por um anticiclone, que está deslocado na atmosfera de sua posição habitual, se mantendo sobre o continente, .

"Esse anticiclone geralmente fica em cima do oceano. Nessa posição, ele não interfere nas temperaturas. Com a nova posição, ele está repelindo as frentes frias, massas de ar frio e a formação de nuvens em toda a região central do Brasil", explica Jatobá.

A primavera é a estação de transição entre o tempo seco do inverno e a umidade do verão. A previsão é que sua posição faça a temporada de chuvas atrasar. De acordo com o Cptec, normalmente, as chuvas se tornam regulares a partir da segunda quinzena de outubro e a previsão é de que o tempo seco persista até o início de novembro em todo o estado.


Fonte:

Deixe seu comentário