Portal da Cidade Atibaia

Notificação

Empresas de Atibaia são notificadas por supostas irregularidades trabalhistas

Iniciativa fiscaliza empresas de radiologia em Atibaia para assegurar conformidade com direitos trabalhistas essenciais

Publicado em 20/03/2024 às 13:41

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Em uma operação na região de São Paulo, o Sindicato dos Técnicos em Radiologia do Estado de São Paulo (SINTTARESP) anunciou uma série de notificações a diversas empresas do setor de saúde, incluindo centros de diagnóstico, clínicas médicas e laboratórios, por supostas irregularidades trabalhistas. A iniciativa busca assegurar o cumprimento das leis trabalhistas e garantir um ambiente de trabalho justo e saudável.

O foco da fiscalização se concentra em uma gama de organizações, incluindo mas não se limitando a, unidades de saúde reconhecidas, tais como o Centro de Saúde 24 Horas UPA, Maternidade de Campinas, Magnus Imagens Médicas, CORA CT. Ortop. e Reab. Ltda Atibaia e Centro Radiológico Atibaia. O sindicato expressou profunda preocupação e indignação com as denúncias, muitas delas feitas anonimamente, sinalizando uma potencial cultura de medo e represália entre os trabalhadores do setor.

As acusações incluem a contratação de profissionais como “sócios cotistas” sem oferecer os direitos e benefícios adequados, como férias remuneradas, 13º salário e fundo de garantia, além de impor uma hierarquia de trabalho que contradiz a natureza desta classificação. Essa prática, de acordo com o SINTTARESP, não apenas desrespeita os direitos dos trabalhadores, mas também os coloca em uma posição vulnerável frente a possíveis litígios.

O sindicato destacou a importância da valorização dos profissionais de radiologia e demais trabalhadores da saúde, enfatizando que um ambiente de trabalho respeitoso e justo é fundamental para a prestação de serviços de saúde de qualidade. Eles instaram as empresas notificadas a revisarem suas práticas laborais e a se alinharem com as normativas vigentes para evitar futuras ações legais.

Além disso, o SINTTARESP forneceu orientações sobre como os trabalhadores podem reportar irregularidades, incentivando-os a se manifestar, seja de forma anônima ou não, por meio dos Recursos Humanos das respectivas empresas, do próprio sindicato ou do Ministério do Trabalho.

A luta pela garantia dos direitos trabalhistas no setor de saúde se mostra cada vez mais relevante, diante das denúncias e das práticas questionáveis adotadas por algumas organizações. O SINTTARESP reitera seu compromisso na defesa dos trabalhadores e na promoção de um ambiente de trabalho que respeite e valorize a contribuição essencial desses profissionais para a sociedade.

Fonte:

Deixe seu comentário