Portal da Cidade Atibaia

categoria Desenho

Talento: alunos da Rede Municipal de Atibaia ganham prêmio nacional

Prêmio MPT na Escola 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” foi conquistado por dupla de estudantes do 4º ano da EM Eva Cordula Hauer Vallejo.

Publicado em 14/10/2021 às 12:58

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Dois alunos da Rede Municipal de Ensino de Atibaia conquistaram a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, na categoria Desenho, informou na segunda-feira (11) a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho. Os estudantes premiados são Yasmin Elizabeth Goulart e Icaro Osiel Paulino Andrade, do 4º ano da EM Eva Cordula Hauer Vallejo.

O objetivo do Prêmio MPT é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e proteção do(a) adolescente trabalhador(a). Nesta edição, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 7 de dezembro. Este ano 14 regionais participaram da disputa. O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil.

Em Atibaia, o projeto é oferecido a todas as escolas da Rede Municipal, em importante ação na formação integral dos alunos, além fortalecer ações de formação de cidadãos críticos e conscientes. O desenho de Yasmin e Icaro tem o seguinte título: “Escola e família podem transformar a história do mundo”.

A secretária de Educação, Eliane Doratiotto, parabeniza os alunos, as famílias, todo corpo docente e discente da escola pelo prêmio recebido e principalmente pelas ações de fortalecimento das práticas educacionais que valorizam o protagonismo dos alunos, de acordo com o Currículo Municipal: Educação de Excelência com Equidade.

Para a coordenadora nacional da Coordinfância, Ana Maria Villa Real, o projeto MPT na Escola é uma importante contribuição para a orientação, sensibilização e conscientização social sobre os malefícios do trabalho infantil a partir da escola: “É essencial a inserção de conteúdos relacionados aos direitos fundamentais sociais nos currículos escolares e projetos pedagógicos de ensino, e o MPT na Escola é uma forte contribuição para que isso se concretize, através do diálogo social e do estabelecimento de parcerias e de cooperação entre o MPT e as Secretarias de Educação, com o envolvimento da comunidade escolar. É, sem dúvidas, o projeto mais bonito da Coordinfância”.

Fonte:

Deixe seu comentário