Portal da Cidade Atibaia

ATIBAIA

Mais de 1.100 crianças de Atibaia receberam certificado do Probem

Programa de Jovens de Bem com a Vida tem foco na conscientização dos jovens do município sobre diversos temas, como drogas, trânsito e criminalidade

Publicado em 13/12/2017 às 08:35

Prefeitura de Atibaia

O Programa de Jovens de Bem com a Vida (Probem) formou mais um turma de crianças na última sexta-feira (8). Dessa vez 1.120 alunos dos quintos anos do ensino fundamental de escola municipais, estaduais e algumas particulares do município receberam o certificado do programa, realizado pelo GGI Atibaia, que oferece aulas preventivas de combate às drogas, educação no trânsito, segurança e criminalidade.

O Probem foi criado no início de 2017, pelo GGI Atibaia (formado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública), baseado em diversos programas de formação da cidadania, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O Programa também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Educação e responsáveis pelas escolas particulares que recebem as aulas.

No Probem, cada uma das forças policiais do município aplica aulas sobre determinados temas da sociedade ligados às suas corporações. A Guarda Civil Municipal aborda questões como direitos e deveres das crianças, noções de patriotismo e civismo, além de resgate de valores ligados à cidadania. Já os agentes de trânsito, ensinam sobre educação no trânsito por meio da Escola Mirim de Trânsito. O Corpo de Bombeiros, dá orientações aos alunos sobre segurança doméstica, cuidados contra afogamento e incêndios, a Polícia Ambiental ministra aulas sobre meio ambiente e respeito à natureza e a Polícia Militar faz ações de combate ao álcool e outras drogas. Todos, juntos, dando ensinamentos de cidadania e de respeito às leis e normas.

O projeto é inovador e possui características e metodologias próprias que proporcionam aulas diferenciadas e de grande importância para a formação de cidadãos de bem. Com o sucesso do Probem em seu primeiro ano, em 2018, o GGI Atibia planeja atender 100% dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas da rede municipal, além de estar em análise o atendimento das demais unidades escolares, demanda apresentada pelas escolas estaduais e particulares da cidade.

O secretário de Segurança Pública, Lucas Cardoso, afirma que o Probem está gerando resultados positivos para a conscientização e formação cidadã das crianças de Atibaia. “Estamos trilhando o caminho certo, educando, defendendo o meio ambiente e prevenindo que as crianças se envolvam com drogas e aproximando as pessoas dos órgãos de segurança”, diz.

Além dos 1.120 formandos e seus familiares, estiveram na cerimônia de entrega de certificados do Probem o prefeito Saulo Pedroso; o vice-prefeito Emil Ono; o Secretário de Segurança Pública, Lucas Cardoso; a secretária de Educação, Márcia Bernardes; representantes das forças policiais no município integrantes do GGI Atibaia e as diretoras das escolas que receberam as aulas.


Fonte:

Deixe seu comentário