Portal da Cidade Atibaia

Conselho

Atibaia sedia o VII encontro dos conselhos escolares em formato virtual

Encontro destaca a importância da gestão democrática na educação

Publicado em 23/03/2024 às 09:49

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Na última quarta-feira (20), a cidade de Atibaia foi palco do VII Encontro dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino, um evento realizado integralmente em ambiente virtual que reuniu membros dos conselhos escolares, gestores educacionais e a comunidade escolar. A iniciativa, que ocorre semestralmente, visa fortalecer o papel dos conselhos escolares e sublinhar o valor da gestão democrática na administração da educação local.

O foco do Conselho Municipal de Educação de Atibaia é incentivar, entre os conselheiros, gestores e a comunidade escolar, a participação ativa nas atividades promovidas pelas instituições de ensino. Através de uma vivência responsável, o objetivo é fomentar o apoio e a promoção do processo de aprendizagem dos estudantes. Em consonância com o Plano Nacional de Educação e a realidade de Atibaia, as ações do Conselho são direcionadas para o desenvolvimento de uma Educação Básica de excelência.

A Meta 19 do Plano Nacional de Educação, estipulada pela Lei nº 13.005/14, propõe estimular a formação e o fortalecimento dos conselhos escolares e municipais de educação como mecanismos de participação ativa e fiscalização da gestão escolar. Ademais, o Plano Municipal de Educação de Atibaia, estabelecido pela Lei nº 4.381/15, reitera esse compromisso, reforçando a estratégia de fortalecimento dessas entidades.

Durante o encontro, o diretor de escola Augusto Costa e Silva destacou a importância do Conselho Escolar, considerando a iniciativa como uma oportunidade inestimável para o desenvolvimento profissional e participativo dos conselheiros. “A simples participação já é um objetivo valioso, independentemente dos resultados. A busca por uma governança democrática é essencial para estabelecer uma sociedade justa e igualitária, baseada no respeito mútuo e no diálogo entre todos os cidadãos”, afirmou Silva, expressando gratidão pela oportunidade de contribuir para esse diálogo vital.

O educador finalizou, destacando o orgulho em participar do evento, que representa uma colaboração essencial entre a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação para o reforço da gestão democrática na região. “Foi uma honra estar presente no VII Encontro dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Atibaia, um marco no fortalecimento da gestão democrática em nossa cidade”, concluiu Silva.

Fonte:

Deixe seu comentário