Portal da Cidade Atibaia

Destaque

Atibaia está entre os top 10 em alfabetização do estado de SP

Atibaia se destaca no cenário educacional paulista, figurando entre as dez cidades com os melhores índices de alfabetização, conforme revelado pelo Governo

Publicado em 20/02/2024 às 13:01

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Atibaia alcançou mais um marco importante no campo da educação, solidificando sua posição como modelo a ser seguido. O município foi recentemente classificado entre as dez cidades com os melhores resultados em alfabetização no Estado de São Paulo. Este reconhecimento foi divulgado pelo Governo do Estado durante a inauguração do Programa Alfabetiza Juntos SP, realizado na capital, marcando um momento significativo para a educação municipal.

A cidade faz parte de um grupo seleto de municípios que se destacaram na avaliação estadual, juntamente com Americana, Americo Brasiliense, Apiai, Araçatuba, Araras, Areiópolis, Balbinos, Barretos e Barueri. Estes municípios foram reconhecidos por seus excelentes níveis de alfabetização, estabelecendo um padrão de qualidade educacional no estado.

A avaliação focada na fluência leitora teve como objetivo principal examinar a habilidade de leitura e compreensão de textos dos alunos, visando identificar e endereçar quaisquer deficiências no processo de alfabetização. Participaram da avaliação mais de 500 cidades paulistas, incluindo Atibaia, que demonstrou um compromisso notável com a educação de qualidade.

Durante o ano de 2023, estudantes do segundo ano do ensino fundamental de Atibaia participaram de duas rodadas da Avaliação de Fluência Leitora. Um total de 1.800 crianças de 26 escolas municipais foram avaliadas, com o exame medindo sua habilidade em ler de forma fluida e compreender textos apropriados para sua faixa etária.

Os critérios usados para medir o desempenho dos alunos incluíram precisão na leitura, velocidade e prosódia, indicando a habilidade de ler de forma correta, fluida e com a entonação adequada. Além disso, foram aplicadas questões sobre o conteúdo lido, para avaliar a compreensão textual.

A Secretaria de Educação de Atibaia atribui esses resultados positivos a um planejamento cuidadoso, ao trabalho árduo e a investimentos significativos na área educacional. Iniciativas como a formação contínua de professores, projetos de incentivo à leitura, transições cuidadosas entre níveis escolares e a ampliação de recursos literários e tecnológicos foram fundamentais para esses sucessos.

O programa Alfabetiza Juntos SP, direcionado a todos os 645 municípios do estado, tem o objetivo de alcançar até 2026 uma meta ambiciosa: 90% de alunos alfabetizados até os sete anos de idade. A iniciativa do Governo Estadual prevê uma abordagem multifacetada para a educação, abrangendo desde a institucionalização até o desenvolvimento de capacidades e a avaliação contínua, marcando um esforço colaborativo para a melhoria do ensino e aprendizagem em todo o estado.

Fonte:

Deixe seu comentário