Portal da Cidade Atibaia

Educação

Atibaia cresce em educação com mais escolas em período integral

Novo marco na Educação de Atibaia visa inclusão e excelência, com ampliação significativa da jornada escolar e investimentos em infraestrutura

Publicado em 01/02/2024 às 11:09

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Em um esforço coletivo para promover uma Educação Integral mais inclusiva, qualitativa e equitativa, a Prefeitura de Atibaia anunciou na última segunda-feira (29) o lançamento do documento estratégico “Educação Integral em Atibaia: Concepções, Desafios e Proposições”. Este documento é fruto de um compromisso firmado pelo Governo Municipal com a população de Atibaia, objetivando o desenvolvimento pleno de seus estudantes através de uma abordagem educacional integral.

O documento lançado, “EDUCAÇÃO INTEGRAL ATIBAIA.pdf”, reflete o comprometimento da administração municipal com a construção de uma sociedade mais justa, oferecendo igualdade de oportunidades e incentivando o diálogo intergeracional e intercultural. Ele serve como uma diretriz para as ações pedagógicas diárias nas escolas, propondo uma nova dinâmica entre o tempo e o espaço educativos e estimulando a participação ativa da comunidade no processo educacional. O objetivo é impactar positivamente a qualidade de vida da população, expandindo a jornada escolar e promovendo aprendizados significativos para a convivência social.

Desde 2020, Atibaia viu o número de escolas de Ensino Fundamental em período integral saltar de seis para 12, refletindo um compromisso com a expansão do modelo educacional integral. Atualmente, a rede municipal atende cerca de 16 mil alunos, com 39 das 63 unidades escolares oferecendo educação em tempo integral. Este ano, duas novas escolas, Catarina Maria dos Reis e Paulo Freire, se juntarão a este modelo, beneficiando mais 465 estudantes com uma variedade de atividades educativas e recreativas.

Desde 2021, mais de 60 intervenções foram realizadas nas escolas municipais, incluindo construções, reformas, manutenções e ampliações, com o intuito de melhorar a infraestrutura para o ensino integral. Além disso, a adesão ao programa “Escola em Tempo Integral” do MEC, com complementação de recursos municipais, reforça o compromisso de Atibaia com a qualidade educacional, posicionando-a como referência nacional em Educação Integral.

O documento foi desenvolvido ao longo de 2022 e 2023 sob a liderança da Prof.ª Dr.ª Jaqueline Moll, uma autoridade no tema da Educação Integral, com o suporte técnico da Prof.ª Dr.ª Maria Regina Passos e a parceria da Editora Moderna. Uma comissão composta por diretores de escola, supervisores de ensino e equipe técnica da Secretaria de Educação, em colaboração com grêmios estudantis, trabalhou diligentemente na elaboração do documento, que agora serve como base para a continuidade e o aprimoramento da Educação Integral em Atibaia.

Este lançamento marca um importante passo adiante na busca por uma educação que não apenas instrua, mas também forme cidadãos conscientes, preparados para enfrentar os desafios do futuro com confiança e competência.

Fonte:

Deixe seu comentário