Portal da Cidade Atibaia

Educação

Atibaia apresenta campanha inédita: ‘Educação nota 10’

A cidade de Atibaia consolida sua posição de liderança em educação no Estado de São Paulo, adotando tecnologias e expandindo o ensino integral

Publicado em 21/03/2024 às 10:56

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Atibaia, conhecida como a Capital Nacional do Morango, tem sido um exemplo no campo da educação, graças às políticas implementadas pela administração municipal. Comprometida com o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, a Prefeitura tem implementado uma série de medidas que refletem um profundo cuidado com a educação, traduzindo-se em resultados impressionantes desde 2021.

A cidade conquistou um lugar de prestígio entre os dez melhores indicadores de alfabetização de São Paulo, conforme anunciado pelo Governo Estadual em fevereiro, durante o lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP. Este reconhecimento veio após uma avaliação do desempenho dos alunos em leitura e compreensão de textos, um marco importante que coloca Atibaia na vanguarda da educação no estado.

No cenário global, Atibaia foi escolhida para representar o Brasil na Conferência Mundial sobre Cuidados e Educação na Primeira Infância, organizada pela UNESCO no Uzbequistão em novembro de 2023. Com a participação nas exposições “We Are The Children”, a cidade destacou-se ao apresentar práticas bem-sucedidas implementadas em suas unidades escolares municipais, evidenciando seu compromisso com a educação desde os primeiros anos de vida.

Em abril de 2022, a cidade embarcou em uma jornada tecnológica inovadora com o lançamento do EduConecte Atibaia, um programa que forneceu cerca de 10 mil tablets e acesso a uma plataforma digital com conteúdos exclusivos. Essa iniciativa, aliada à distribuição de 800 notebooks para educadores durante a pandemia de Covid-19 e à instalação de laboratórios de informática, sublinha o foco de Atibaia na combinação de educação com inovação tecnológica.

O ensino integral tem sido outra área de crescimento significativo. Até 2020, a cidade tinha seis escolas de ensino fundamental em período integral. Este número dobrou, evidenciando o esforço contínuo para expandir o acesso à educação integral. A adesão ao programa “Escola em Tempo Integral” do MEC, complementado com recursos municipais, reflete a dedicação de Atibaia em oferecer uma educação abrangente e de qualidade.

A infraestrutura educacional de Atibaia também recebeu atenção especial, com mais de 60 intervenções realizadas desde 2021. Destacam-se as obras de ampliação e reforma, que incluem a construção do Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM) 3, projetado para ser um marco de sustentabilidade e inovação educacional.

Atibaia continua a ser um exemplo de como o investimento contínuo e a inovação em educação podem transformar uma comunidade, garantindo que seus estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, preparando-os não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para se tornarem cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.

Fonte:

Deixe seu comentário