Portal da Cidade Atibaia

taxímetros

Ipem-SP anuncia datas de verificação de taxímetros em Atibaia

A próxima verificação está marcada para 12 a 14 de junho; agendamento online e pagamento da taxa de verificação são obrigatórios.

Publicado em 08/06/2023 às 19:20

ilustrativa (Foto: Imagem da internet)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) divulgou as datas para a próxima verificação de taxímetros para os taxistas de Atibaia. A iniciativa acontecerá entre os dias 12 e 14 de junho, das 9h30 às 15h, com início na Avenida Horácio Neto, s/nº, no Parque Residencial Samambaia. A consulta pode ser realizada diretamente no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br).

O agendamento dos serviços deve ser feito online através da plataforma do Ipem-SP, válida tanto para verificações quanto para outras demandas, como mudança de titularidade, relatos de furto ou roubo, baixa de taxímetro e atrasos de verificação. É importante ressaltar que, sem o agendamento online e a quitação da taxa de verificação através da Guia de Recolhimento da União (GRU), a verificação não será realizada.

A fiscalização é uma ação estratégica para garantir a conformidade dos taxímetros. Taxistas que não comparecem à verificação anual ou que apresentam atraso estão sujeitos a penalidades.

No dia da verificação, os taxistas ou responsáveis pelo veículo devem apresentar: Alvará de estacionamento válido fornecido pela prefeitura; Certificado de registro e licenciamento do veículo (categoria aluguel); Certificado da última verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2019; e a GRU quitada.

Os reparos ou manutenções nos taxímetros devem ser feitos por oficinas permissionárias autorizadas pelo Ipem-SP. Taxistas flagrados com taxímetros irregulares têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.

O objetivo da verificação é garantir que o valor registrado pelo taxímetro corresponda ao percurso feito pelo veículo, com base na distância e no tempo gasto. Além disso, a fiscalização também avalia as condições gerais dos veículos e do taxímetro, como a qualidade dos pneus e o estado dos lacres do equipamento.

Os consumidores devem estar atentos aos sinais de um taxímetro verificado pelo Ipem-SP, como o lacre amarelo e o selo do Inmetro. Caso o lacre esteja rompido, é recomendado recusar o serviço, pois a medição pode estar incorreta.

As bandeiras tarifárias são estabelecidas pela prefeitura de cada município, portanto, é importante estar ciente dos horários em que as bandeiras 'um' e 'dois' podem ser utilizadas para evitar pagamentos excessivos.

O Ipem-SP é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania e delegado do Inmetro, responsável pela fiscalização de diversos tipos de equipamentos e materiais em todo o Estado. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou acessar o site do Ipem-SP www.ipem.sp.gov.br.

Fonte:

Deixe seu comentário