Portal da Cidade Atibaia

Atibaia

Atibaia vai implantar sistema de protocolo e processos digitais

Além disso, a comitiva de Atibaia também conheceu um pouco sobre a história, conceitos e desenvolvimento da “cidade criativa” Pedra Branca, em Palhoça.

Publicado em 31/05/2019 às 00:16

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Nesta semana uma comitiva da Prefeitura da Estância de Atibaia esteve na região Sul do país para conhecer projetos de inovação para o Poder Público Municipal. As agendas foram viabilizadas pela Coordenadoria Especial de Planejamento Estratégico de Atibaia com o objetivo de conhecer projetos tecnológicos para melhorar e agilizar o atendimento da Prefeitura ao cidadão e, consequentemente, desburocratizar o serviço público.

Em Florianópolis, os representantes de Atibaia visitaram a sede da Softplan, uma das maiores empresas de TI do país, para conhecer de perto os mais modernos softwares de gestão pública, que têm como objetivo desburocratizar e agilizar os trâmites internos da administração, eliminar o uso do papel e gerar economia aos cofres públicos, além de promover mais transparência nas demandas apresentadas pela população, por meio da Ouvidoria.

Contando hoje com 13.500 moradores e com projeção para abrigar 40 mil, o empreendimento reúne empresas e residências em um ambiente criado a partir do Novo Urbanismo, que tem como objetivo equilibrar a ocupação urbana e o respeito ambiental, tendo as pessoas como principal foco, minimizando deslocamentos e proporcionando mais qualidade de vida aos seus usuários. A comitiva de Atibaia foi recebida por Marcelo Bonassis, gerente comercial, e João Paulo Gomes Vieira, que é da família dos empreendedores. 

O projeto chamado “Masterplan Pedra Branca” foi elaborado com a participação de 11 dos mais renomados escritórios de arquitetura e urbanismo do mundo, com nomes como Jan Gehl, em conjunto com consultores do Brasil, como Jaime Lerner. Baseada em conceitos e práticas inovadoras no planejamento e construção de comunidades sustentáveis, a Pedra Branca foi a primeira no Brasil a ser convidada pela Fundação Clinton a participar do Desenvolvimento do Clima Positivo, que reúne 18 projetos em todo o mundo voltados a reduzir os danos causados por gases de efeito estufa.

Os conceitos de inovação, modernização e desburocratização dos serviços e de “smart cities” permeiam propostas da Prefeitura para o Plano Diretor de Atibaia, que está passando por um processo de revisão e atualização, sob a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano.

Na pauta da comitiva também estiveram encontros com o senador Jorginho Mello e com a equipe técnica de Tecnologia da Informação (TI) e da Casa Civil da Prefeitura de Florianópolis.


Fonte:

Deixe seu comentário