Portal da Cidade Atibaia

informação

Estado mantém Vale do Paraíba e região bragantina na fase amarela do Plano SP

Medida foi anunciada nesta sexta-feira pelo governo estadual no Palácio dos Bandeirantes após uma revisão nas regras do Plano São Paulo.

Publicado em 08/01/2021 às 01:42

(Foto: Imagem ilustrativa para notícia)

As cidades do Vale do Paraíba e região bragantina vão seguir na fase amarela do Plano São Paulo. A reclassificação foi divulgada em coletiva de imprensa do governo estadual nesta sexta-feira (8).

A manutenção da região na fase amarela acontece após uma revisão nas regras do Plano São Paulo. Nesta semana, o Vale do Paraíba bateu o recorde de internações e de casos confirmados em um dia. A região tem mais de 81,9 mil casos da doença, além de 1,7 mil mortes.

Na fase amarela, a capacidade de ocupação dos estabelecimentos é de 40% e o funcionamento máximo é limitado a 10h por dia. Além disso, a restrição de atendimento presencial em bares deve ser até às 20h. Nos demais estabelecimentos, o atendimento pode ser feito até 22h.

Indicadores

Para ser classificada na fase amarela, a taxa por 100 mil habitantes de novos casos deve ficar entre 180 e 360, de novas internações entre 30 e 60 e de novos óbitos entre 3 e 8. O plano considera o número dos últimos 14 dias.

No Vale do Paraíba, os indicadores ficaram assim:

Novos casos: 298,6

Novas internações: 52,0

Novos óbitos: 3,9

Já na região bragantina, inserida na macrorregião de Campinas, os indicadores gerais foram:

Novos casos: 234,4

Novas internações: 33,2

Novos óbitos: 4,4

Alta nos casos e internações

O Vale do Paraíba registrou nesta quinta-feira (7) o maior número de casos de Covid-19 em apenas um dia desde o início da pandemia. Foram 1.557 novas confirmações nas últimas 24 horas. Até então, o maior registro havia sido em 14 de setembro, quando foram contabilizados 1.550 casos.

A média móvel de casos também atingiu o maior pico desde o início da pandemia. Nesta quinta-feira, a média é de 873 novos casos diários. Ao todo, o Vale do Paraíba tem 81.961 casos da doença, além de 1.749 mortes.

O Vale também registrou nesta semana a maior alta de internações por Covid-19 nos últimos cinco meses, segundo dados de um estudo da Usp e Unesp que mostra o balanço desde o início da pandemia.

A pesquisa aponta que a região tinha 336 pessoas internadas por Covid-19 em UTI ou enfermaria na quarta-feira (6). Com isso, a região se aproxima do pico de internações, registrado em agosto. O número desta semana é o mais alto registrado desde o dia 4 de agosto, quando a região teve o pico de pessoas internadas com Covid-19: 424.

Fonte:

Deixe seu comentário