Portal da Cidade Atibaia

educação

Escolas municipais são premiadas em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

O Ciem e a EM Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim receberam medalhas na competição que envolve alunos de escolas públicas e privadas de todo país.

Publicado em 22/03/2021 às 07:55

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Mesmo com as dificuldades de um ano atípico marcado pela pandemia, escolas municipais de Atibaia receberam medalhas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada de forma on-line no ano passado. O Ciem – Centro Integrado de Educação Municipal ganhou uma medalha de prata e a EM Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim levou uma medalha de ouro na prestigiada disputa.

A Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguete (MOBFOG) são olímpiadas científicas, realizadas anualmente, em todo o Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do ensino fundamental e médio.

No ano de 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a OBA foi realizada de forma on-line, e a Rede Municipal de Ensino teve a seguinte premiação:

– Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM: a aluna Mariana Fernandes Rocha, do 5º ano, recebeu medalha de prata, contando com a supervisão da professora Cristiane Cardoso Maia Pereira, professora coordenadora pedagógica Luciana Alencar, diretora Solange Victal, e supervisora de ensino Cleide Magri.

– Escola Municipal Prof. Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim: a aluna Manuela Bueno Doratiotto Serranodo, do 3º ano, ganhou medalha de ouro, sob a supervisão da professora Caroline Regina Caravetto de Andrade, professor coordenador pedagógico Rafael de Oliveira Leme, diretora Valmara Cristina de Paula Camargo, e supervisora de ensino Dilara Rúbia Pereira.

“Foi demonstrado que mesmo em pandemia é possível participar. Deixo aqui registrado os parabéns pelos resultados obtidos às alunas, às famílias, professores e gestores. Conto com a participação de todos para o ano de 2021”, declarou o prefeito Emil Ono. Alunos de escolas particulares de Atibaia também foram premiados na Olimpíada.

A Secretaria Municipal de Educação incentiva e fortalece a participação das escolas na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Fonte:

Deixe seu comentário