Portal da Cidade Atibaia

cultura

Exposição fotográfica do artista Junior Gambin estreia no site do Casarão Julia

Casarão Julia Ferraz inaugura a exposição online “Aldeia”, série fotográfica do artista atibaiense Junior Gambin.

Postado em 25/01/2021 às 00:15

(Foto: Imagem ilustrativa para notícia)

Nesta segunda-feira, 25 de janeiro, o Casarão Julia Ferraz inaugura a exposição online “Aldeia”, série fotográfica do artista atibaiense Junior Gambin, que inspirada no cotidiano de pequenas cidades, desperta o olhar para a beleza da simplicidade ao nosso redor. A exposição abre a programação online do Casarão Julia Ferraz neste ano, que aposta no formato virtual como alternativa para seguir com suas ações culturais em tempos de COVID-19, e acontece no site do espaço cultural até 20 de fevereiro de 2021.

Em “Aldeia”, Junior Gambin atravessa vilarejos da Europa e mergulha no desconhecido e na busca da essência do interior e de seus moradores. Interessado pela suscetibilidade ao erro do processo analógico e pela fuga do imediatismo, o artista realiza a série somente com fotografias analógicas.

O evento é realizado pela AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz e é contrapartida do Projeto Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/ Casarão Julia Ferraz contemplado pelo Edital de Chamamento Público no 01SJDC/FID/2017 do FID – Fundo Estadual dos Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Sobre o Casarão Julia Ferraz

O Casarão, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975. Funciona como espaço cultural independente desde então, promovendo espetáculos de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes de escolas públicas. Foi certificado como Ponto de Cultura federal e teve seu trabalho premiado pelo Ponto de

Cultura estadual.

Sobre a AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz)

A AsPAS, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e de promoção e divulgação do trabalho de artistas de Atibaia e região. Entre outras certificações e premiações, foi contemplada pelo edital do FID – Fundo dos Interesses Difusos e está realizando a estabilização estrutural do Casarão Julia Ferraz.

Serviço

Aldeia – exposição fotográfica do artista Junior Gambin

Quando: 25/01/2021 a 20/02/2020

Local: https://casaraojuliaferraz.com/aldeia-junior-gambin/

Evento Gratuito

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias