Portal da Cidade Atibaia

Festival

Programação do 3º Festival Literário de Atibaia é divulgada

Capital Nacional do Morango se transforma em um palco de encontros literários e culturais este fim de semana

Publicado em 16/04/2024 às 11:33

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Atibaia se prepara para receber a terceira edição de seu já tradicional Festival Literário, um evento que promete agitar a Capital Nacional do Morango com uma vasta programação dedicada aos amantes de livros e da arte da escrita. As atividades começam neste sábado, 20 de abril, com o Pré-festival Literário oferecendo uma amostra do que esperar no grande festival que ocorrerá na semana seguinte.

A jornada literária tem início às 10h do sábado, no Cine Itá Cultural, com a oficina “HQ e Literatura – narrativas aproximadas”, ministrada por Marcio Emilio Zago. A tarde seguirá com o II Sarau InVersos Periféricos às 14h na Praça do Migrante Nordestino, e culminará com o show musical “The Rogues Show” por Fratelli la Máfia (As Origens) às 19h, também na praça.

As atividades de domingo continuam no Centro Cultural André Carneiro, onde, a partir das 11h, o público pode participar da contação de histórias “Uma história para ouvir com o coração”, de Willian Felipe Gama, e mais tarde, às 14h, a intervenção cênica “A Fantástica história de histórias fantásticas” pela Editora Troinha.

A programação do festival principal, marcada para os dias 27 e 28 de abril, inclui feira de livros, apresentações musicais, oficinas e contações de histórias, com todas as atividades gratuitas e abertas ao público. Destacam-se as palestras com os renomados autores Raphael Montes e Thalita Rebouças, cujos ingressos serão distribuídos no mesmo dia das apresentações.

O quadrinista Carlos Ruas, conhecido por suas obras “Um Sábado Qualquer” e “Mundo Avesso”, estará presente nos dois dias do festival, discutindo o tema “Criacionismo – De onde viemos”. Além das palestras, os participantes poderão desfrutar de sessões de autógrafos com o autor no hall do Cine Itá Cultural.

O ator e músico Jackson Antunes também será uma das grandes atrações, apresentando o espetáculo “Coração Caipira” na noite de encerramento do festival, 28 de abril. Este show, que marca os 20 anos da estreia da peça, promete uma viagem pelo universo dos poetas populares do sertão brasileiro, acompanhado pelos violeiros Decão e Marimbondo de Chapéu.

A Feira do Livro, que ocorrerá simultaneamente, contará com cerca de 20 estandes, reunindo escritores, editoras, livrarias, e sebos, destacando-se a presença de coletivos como a Casa Do Leitor e a Editora Trajetórias. Será uma oportunidade única para os visitantes se conectarem diretamente com os produtores de conteúdo literário e cultural da região.

Outras atividades notáveis incluem apresentações musicais como a Orquestra Fungagá e o PianoBike, além de lançamentos de livros e leituras públicas que prometem envolver o público de todas as idades.

As atividades do Festival Literário de Atibaia se espalham por locais icônicos da cidade, como o Centro Cultural André Carneiro e a Praça Claudino Alves (da Matriz), além de acontecerem no já mencionado Cine Itá Cultural e na Praça do Migrante Nordestino. A organização do evento, sob responsabilidade da Prefeitura de Atibaia, garante que haverá algo para todos os gostos e interesses.

A programação completa está disponível e os interessados são encorajados a participar e celebrar a rica tapeçaria literária e cultural de Atibaia. As atividades são gratuitas, mas sujeitas a alterações, e é recomendável chegar cedo para garantir acesso, especialmente às sessões com ingressos limitados.

Este festival promete não apenas entreter, mas também inspirar, educar e conectar a comunidade através do poder da literatura e da cultura. Não perca a chance de ser parte dessa celebração!


Fonte:

Deixe seu comentário