Portal da Cidade Atibaia

cidade

Prefeitura inaugura sede do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia

Novo endereço fica na Av. São João, nº 613, Centro, e horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Publicado em 13/03/2020 às 02:09

Imagem retirada do site da Prefeitura de Atibaia (Foto: Prefeitura de Atibaia)

Um dia marcante para Atibaia, para o trabalho voluntário e para a história do Fundo Social de Solidariedade – FSS no município.

Assim foi a quarta-feira (11), quando a Prefeitura inaugurou a sede do Fundo Social, um novo espaço que se alinha com o novo “olhar” do FSS direcionado à população desde 2013, de um trabalho focado na humanização, com incentivo ao empreendedorismo, à qualificação profissional, à geração de renda e que busca inclusão social.

Durante a cerimônia de inauguração, os desafios superados e a trajetória de evolução e conquistas do Fundo Social ao longo dos últimos anos foram lembrados: atualmente, as doações são entregues pelo FSS na residência ou entidade onde há uma demanda; as doações passam por um rigoroso processo de triagem e são embaladas cuidadosamente, em plástico transparente com o nome do titular da família (demonstrando respeito e cuidado no trato com o beneficiário); há um sistema que registra a entrada e a saída de doações, com recibo documentando quantidades recolhidas e repassadas, além de um cadastro e histórico dos atendidos; e periodicamente são prestadas contas à população de todo o trabalho realizado.

Além disso, estiveram em pauta as diversas ações criadas e/ou promovidas pelo Fundo Social desde 2013 e que hoje já estão consolidadas na cidade, como: Desafio Escola Solidária e Campanha do Agasalho; Bazar Solidário; Arraial do Bem; Ação Cidadania Kids; Ciclo Solidário; Escola de Capacitação Solidária; e o Programa Vida Nova. Ao final da cerimônia também foram entregues os certificados dos cursos da Escola de Capacitação Solidária oferecidos gratuitamente por meio de parceria entre o FSS de Atibaia e o Fundo Social de São Paulo.

Vale lembrar que a mudança de endereço para a sede inaugurada ocorreu em dezembro de 2019, antes do término das obras de revitalização, e trouxe, de imediato, economia aos cofres públicos, pois o espaço onde o FSS funcionava anteriormente era alugado e os novos prédios foram cedidos pelo Governo Estadual.

Além de contribuir para a preservação do patrimônio histórico da cidade – já que o espaço abriga dois prédios que serviram como estação de trens da antiga Rede Ferroviária Federal e depois da Fepasa – a reforma do local atendeu às necessidades e funcionalidades das atividades realizadas pelo Fundo Social, proporcionando mais qualidade no atendimento aos usuários.

Ainda é importante ressaltar que a reforma da sede do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia foi viabilizada por meio de contrapartidas de empresas parceiras e de doações destinadas ao FSS, portanto sem investimento de recursos públicos.

Quem tiver interesse em conhecer o trabalho do Fundo Social, sua sede, ser voluntário nos projetos desenvolvidos ou realizar doações está convidado a visitar o novo local: o endereço é Av. São João, nº 613 (no cruzamento com a Av. Jerônimo de Camargo) e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4412-8220 ou pelo e-mail fundosocial@atibaia.sp.gov.br .

Fonte:

Deixe seu comentário