Portal da Cidade Atibaia

cidade

Prefeitura de Atibaia realiza novo alertas sobre as chuvas

A semana começou com chuvas volumosas em parte de toda região Sudeste.

Publicado em 11/02/2020 às 06:55

(Foto: Imagem da Internet)

A atuação de uma frente fria está provocando chuvas volumosas na região, com potencial elevado para transtornos, como alagamentos e inundações. A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa Civil, continua monitorando a situação e de prontidão para o atendimento de eventuais ocorrências. Ao mesmo tempo, as ações do Programa de Zeladoria Municipal – realizadas de forma constante na cidade e intensificadas neste período de chuvas – têm minimizado os riscos à população.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas no mês de fevereiro em Atibaia estão muito acima da média histórica do município, portanto não são descartadas ocorrências de alagamentos neste período. Para se ter uma ideia do volume concentrado das chuvas recentemente, nas últimas 24h choveu um acumulado de 101,3 mm em Atibaia, sendo 93,8 mm apenas no Bairro dos Pintos, na divisa com Mairiporã.

Ao todo, no acumulado de fevereiro (desde o dia 1º) já choveu 348,6 mm, valor equivalente a 250% da média histórica deste período (que é de 340 mm para o mês inteiro) e a previsão para os próximos dias é de chuva forte e localizada em toda a faixa leste do Estado. A partir de quinta-feira (13) a estimativa é de que o tempo comece a abrir, mas, ainda assim, há previsão de chuva fraca.

A Prefeitura conta um plano de contingência preparado, com equipes municipais de sobreaviso para prestar serviços de socorro e recuperação em caso de necessidade.

A Defesa Civil de Atibaia funciona 24h está disponível pelos telefones 199 e (11) 4402-7414 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Além disso, qualquer cidadão que queira receber alertas de emergência/risco direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto, pode enviar um SMS para o número 40199, escrevendo apenas o CEP de sua residência ou local de interesse.

Fonte:

Deixe seu comentário