Portal da Cidade Atibaia

cidade

Ponto de ônibus do Lago do Major é pichado em ato de discriminação racial

Guarda Civil Municipal, que recentemente já deteve pichadores do letreiro “Eu amo Atibaia”, está investigando a ocorrência.

Publicado em 25/06/2020 às 23:21

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Em um momento em que a humanidade enfrenta uma pandemia global, merece destaque a importância da consciência coletiva, da percepção sobre a interferência e a responsabilidade de cada um em um mundo compartilhado por todos.

Nesta quarta-feira (24), no entanto, justamente na data em que Atibaia celebrou 355 anos de história com inúmeros motivos para a população se orgulhar, um ato de vandalismo e discriminação racial em um ponto de ônibus do Lago do Major – lugar que ostenta algumas das inúmeras belezas do município – mostra que, lamentavelmente, ainda há quem esteja fora de sintonia, propagando o ódio e agindo contra a própria cidade que o acolhe. 

A pichação no local foi feita sobre a imagem de um menino e, em virtude do conteúdo escrito em sua testa, “sou ladrão e vacilão”, e ainda diante da cor de sua pele, configura discriminação racial. O ato de vandalismo fez uma referência direta a um episódio de projeção nacional, ocorrido em São Bernardo do Campo/SP, em julho de 2017, quando um jovem suspeito de tentar furtar uma bicicleta teve a frase “eu sou ladrão e vacilão” tatuada na testa. À época, o crime foi cometido por dois homens, presos em flagrante por tortura.

A Prefeitura da Estância de Atibaia, atuando dentro das prerrogativas do Poder Público Municipal, providenciará a limpeza ou substituição do painel pichado e está investigando o caso em busca de responsabilizar os criminosos. Conforme a Lei Federal nº 9.605/98 (e alterações), é crime pichar ou por outro meio sujar/manchar edificação ou monumento urbano; e, de acordo com a Lei Federal nº 7.716/89 (e alterações), é crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Vale lembrar que no último dia 15 de junho o letreiro “Eu Amo Atibaia”, localizado no estacionamento do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, amanheceu vandalizado, com pichações em duas de suas letras. Na ocasião, ainda no próprio dia 15, após trabalho de inteligência do Centro de Operações de Inteligência – COI um grupo de cinco pichadores, atuando em dois pontos distintos da cidade, foi localizado e detido pela Guarda Civil Municipal. Além da responsabilização dos autores, a Prefeitura também providenciou a imediata limpeza do monumento, restabelecido no mesmo dia.

Outras ocorrências contra o patrimônio público também já foram registradas recentemente pela cidade e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, com o trabalho da Guarda Civil Municipal, de forma conjunta com o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública – GGI Atibaia, tem buscado coibir os atos de vandalismo, evitando que sejam realizados, ou então identificar e punir com rigor quem os pratique.

As forças de segurança continuam de prontidão para agir em caso de necessidade, mas a Administração Municipal lamenta que as equipes tenham que ser deslocadas para atendimento desse tipo de ocorrência, sobretudo neste período de enfrentamento ao Coronavírus, que exige atenção e atuação redobradas do Poder Público.

Fonte:

Deixe seu comentário