Portal da Cidade Atibaia

cidade

Nova Farmácia Municipal é inaugurada na Unidade de Saúde do Rio Abaixo

A nova farmácia foi inaugurada na quinta-feira (13), dobrando o número de dispensários municipais de medicamentos.

Publicado em 13/08/2020 às 03:40

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Atibaia obteve mais uma conquista na promoção do cuidado integral e universalização do acesso à saúde no município. A inauguração da farmácia na Unidade de Saúde Farmacêutico Pompeu Vairo, no Rio Abaixo, completa uma ampliação que elevou de 7 para 14 o número de dispensários municipais de medicamentos desde 2013, dobrando e descentralizando a rede municipal de distribuição. Além da nova farmácia no Rio Abaixo e das recém-inauguradas no Flamenguinho e no Itapetinga, a Administração Municipal pretende inaugurar em breve mais uma unidade, no Rio Acima, ampliando em mais de 100% a rede de atendimento e cuidados farmacoterápicos.

Assim como as outras unidades inauguradas no mês de julho, a nova farmácia teve um baixo custo de investimento, sendo o resultado de uma readequação do espaço físico da Unidade de Saúde da Família Farmacêutico Pompeu Vairo, na Estrada do Mingu. Os medicamentos são adquiridos com recursos da Prefeitura, dos governos do estado e federal, ficando a gestão do estoque a cargo do moderno sistema Hórus, uma base automatizada de dados do Ministério da Saúde que garante mais agilidade no abastecimento e ajuda a evitar desperdícios.

Os medicamentos oferecidos fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), lista que é atualizada anualmente e inclui medicamentos básicos como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos, remédios para hipertensão, diabetes e outros destinados à Atenção Primária à Saúde. Além das 3 farmácias inauguradas recentemente, no Flamenguinho, no Itapetinga e no Rio Abaixo, a população já conta com atendimento nas unidades de saúde do Centro, Alvinópolis, Caetetuba, Cerejeiras, Imperial, Portão, Tanque, Maracanã, Boa Vista, UBS Sumico Ono e no Centro de Atenção Psicosocial (CAPS).

Fonte:

Deixe seu comentário