Portal da Cidade Atibaia

Problemas

Falhas de comunicação da SAAE Atibaia causam problemas e transtornos

Mudanças na programação de coleta de lixo e interrupções no fornecimento de água pegam população de surpresa, deixando rastro de sujeira e transtornos.

Publicado em 26/05/2023 às 17:24
Atualizado em

Imagem da internet

A Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Atibaia tem sido alvo de críticas da população devido a falhas na comunicação dos seus serviços. Moradores relatam que recentes alterações no cronograma de coleta de lixo e interrupções no fornecimento de água não foram devidamente comunicadas, resultando em transtornos para a população.

A coleta de lixo, que é um serviço fundamental para manter a higiene e saúde pública, passou por mudanças em dias e horários em diversos bairros. No entanto, muitos moradores alegam que não foram informados sobre estas alterações, levando a incidentes de sujeira e mau cheiro nas ruas. Em alguns casos, a falta de aviso prévio resultou na coleta de lixo em horários inadequados, o que acarreta no risco de atração de animais peçonhentos.

Um exemplo claro ocorreu no Jardim Paulista, onde a coleta de lixo foi alterada de diurna para noturna sem aviso prévio. Moradores ficaram confusos com a mudança, já que a única informação disponível era uma nota nas redes sociais da SAAE, datada de 17 de março, informando que a coleta nos bairros alterados começaria a partir das 18h. Contudo, em alguns bairros, como mencionado, a coleta ocorre de madrugada, levando os residentes a colocar o lixo fora em horários errados.

Semelhante falta de comunicação também foi registrada com relação à interrupção do abastecimento de água. Em 9 de maio, a SAAE realizou uma interrupção emergencial de água em quase toda a cidade. Embora se entenda que, por ser uma situação de emergência, não seja possível avisar com antecedência, a notificação da interrupção, feita por meio de redes sociais, foi publicada com apenas 40 minutos de antecedência, deixando muitos residentes sem tempo hábil para tomar as devidas providências.

O fato de a SAAE utilizar exclusivamente as redes sociais para informar os cidadãos sobre essas mudanças tem levado a um clamor por mais publicidade. Muitos moradores sugerem a inclusão de panfletos informativos nas contas de água e esgoto, bem como uma maior regularidade na divulgação dessas informações.

Este caso serve como um alerta para a SAAE Atibaia melhorar a comunicação com os cidadãos e evitar futuros transtornos.

Fonte:

Deixe seu comentário