Portal da Cidade Atibaia

Mutirão

Atibaia promove mutirão para cadastro e regularização de propriedades rurais

Cadastro ambiental rural e entrega do endereço digital do programa rotas rurais acontecem no dia 7 de junho, das 9h às 16h, na secretaria da agriculta

Publicado em 24/05/2023 às 16:41

Imagem da internet (Foto: Ilustrativa)

Em junho, a Prefeitura da Estância de Atibaia promoverá uma importante ação voltada para a regularização ambiental dos imóveis rurais. Por meio da Secretaria de Agricultura, será realizado o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a entrega do endereço digital do Programa Rotas Rurais. O mutirão está agendado para o dia 7 de junho, das 9h às 16h, na própria secretaria, localizada na Estrada Municipal Juca Sanches, nº 400, Bairro Brogotá.

Para participar e atualizar o Cadastro Ambiental Rural, é necessário apresentar os seguintes documentos: Imposto Territorial Rural (ITR), Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), matrícula do imóvel e documento pessoal do proprietário. A iniciativa conta com o apoio dos técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), por meio do EDR – Escritório de Desenvolvimento Regional de Bragança Paulista.

O aceite no Cadastro Ambiental Rural é autodeclaratório e fundamental para que os produtores rurais finalizem o processo de regularização ambiental de suas propriedades, garantindo o acesso aos serviços de agentes financeiros e cartórios. É importante ressaltar que o CAR é um registro eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais, visando a integração das informações ambientais das propriedades, além de fornecer uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, bem como para o combate ao desmatamento.

Além do Cadastro Ambiental Rural, a Prefeitura de Atibaia também fornecerá o Endereçamento Rural Digital por meio do Programa Rotas Rurais. Essa iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com o Google, tem como objetivo mapear as propriedades rurais, proporcionando um sistema de endereçamento mais eficiente e preciso para a zona rural.

Portanto, os proprietários rurais em Atibaia têm a oportunidade de regularizar seus imóveis e contribuir para a preservação ambiental participando do Cadastro Ambiental Rural e recebendo o Endereçamento Rural Digital do Programa Rotas Rurais. Não perca a chance de garantir a regularização de sua propriedade e auxiliar no desenvolvimento sustentável do município.

Fonte:

Deixe seu comentário