Portal da Cidade Atibaia

Doação

Atibaia fortalece agricultura com 60 mil mudas de morango

Primeira doação do ano pelo programa de revitalização da cultura do Morango beneficia 35 produtores locais

Publicado em 15/04/2024 às 12:33

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Em um movimento estratégico para fortalecer a agricultura local, a Prefeitura de Atibaia, conhecida como a Capital Nacional do Morango, promoveu na última quinta-feira (11) a primeira entrega de mudas de morango de 2024. O evento ocorreu no Viveiro Municipal, localizado no bairro Boa Vista, onde cerca de 60 mil mudas foram distribuídas aos produtores rurais. Este gesto faz parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango, uma iniciativa que prevê a distribuição total de aproximadamente 100 mil mudas ao longo do ano, com o intuito de impulsionar a produção do fruto na região.

Durante a cerimônia, 35 agricultores foram agraciados com a variedade de morango BRS DC25, também conhecida como Fênix, destacando-se por ser a primeira vez que um viveiro público disponibiliza essa espécie. A Secretaria de Agricultura planeja uma nova rodada de distribuição na próxima semana, dessa vez com a variedade Camino Real.

Um dos beneficiados, Adalto Fujitani, um produtor veterano cuja família cultiva morangos há mais de quatro décadas em Atibaia, comentou sobre a importância do programa: “Essa iniciativa é excelente para aumentar nossa produção e incentivar a constante melhoria da qualidade do cultivo. As mudas Fênix, além de serem uma novidade, oferecem resistência superior e múltiplas vantagens para cultivo e comercialização.”

A notícia surge em um contexto desafiador, pois a Secretaria de Agricultura reportou que a safra de 2024 foi severamente impactada por ondas de calor acima da média, afetando negativamente a formação das mudas. Comparativamente, o ano de 2023 viu a entrega de mais de 200 mil mudas, graças a condições climáticas mais amenas.

O Viveiro Municipal, ampliado e reformado recentemente, desempenha um papel crucial na produção de mudas, operando sob rígidos padrões de qualidade e segurança ambiental, conforme os princípios da Produção Integrada de Morango da Embrapa. A administração municipal também fornece suporte contínuo aos produtores, incluindo manuais de produção, assistência técnica, análises de solo e preparação de terra.

Fonte:

Deixe seu comentário