Portal da Cidade Atibaia

cidade

Atibaia conquista Selo Município VerdeAzul pelo oitavo ano consecutivo

Com 82,59 pontos contabilizados em 2019, Atibaia garantiu a 72ª colocação entre mais de 600 municípios e recebeu a certificação do Governo Estadual,

Publicado em 01/07/2020 às 05:09

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Atibaia conquistou, pelo oitavo ano consecutivo, o Selo Município VerdeAzul, certificação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo – Secretaria Estadual do Meio Ambiente aos municípios paulistas que desenvolvem ações e projetos na área ambiental. Com 82,59 pontos contabilizados no exercício de 2019, Atibaia garantiu a 72ª colocação entre mais de 600 municípios e recebeu a certificação e um troféu do Governo do Estado.

Além disso, Atibaia ocupa o 27º lugar no Estado, com 797,61 pontos, considerando as participações desde 2008 – ano de início do programa – até 2017 (o Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas ainda não foi atualizado com os dados de 2018 e 2019).

O Selo Município VerdeAzul foi destinado a Atibaia em reconhecimento às ações de sustentabilidade promovidas pela Prefeitura ao longo do exercício de 2019. Para atingir a certificação, Atibaia precisou garantir nota superior a 80 pontos, preencher uma série de requisitos e não apresentar qualquer nota zerada nas dez diretivas do programa: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Em 2019 aconteceu a 12ª edição do Programa Município VerdeAzul (PMVA) e Atibaia participa desde a primeira oportunidade, sendo certificada ininterruptamente nos últimos oito anos. Dessa forma, Atibaia segue compondo um seleto grupo de municípios que conquista a certificação de forma consecutiva, dando continuidade às ações ambientais e aos projetos educacionais desenvolvidos.

Vale lembrar que a cidade certificada com o Selo Município VerdeAzul tem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Além disso, para diversos pleitos realizados por um município junto ao Governo do Estado leva-se em consideração o desempenho da cidade no Programa.

O Programa

Lançado em junho de 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Fonte:

Deixe seu comentário