Portal da Cidade Atibaia

Projeto

Atibaia avança com projeto ambicioso para ser cidade inteligente

Esse conjunto de iniciativas sublinha o compromisso de Atibaia com a inovação, sustentabilidade e melhoria contínua

Publicado em 23/03/2024 às 07:00

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

Em um movimento audacioso para redefinir o padrão de vida urbana, Atibaia emerge como um dos pioneiros nacionais na corrida para se tornar uma cidade ainda mais inteligente e sustentável. Em 14 de março, durante o Congresso Estadual de Municípios, realizado em Campos do Jordão, representantes da administração de Atibaia fizeram uma apresentação impactante do Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT), uma iniciativa em pleno desenvolvimento na cidade.

A Prefeitura de Atibaia, reconhecendo a importância de avançar na modernização da gestão pública, aderiu ao programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltado para a modernização da administração tributária. No ano anterior, foi estabelecido um Grupo Especial de Trabalho com o objetivo de coordenar as diversas frentes do PMAT. Este grupo tem um foco tridimensional: modernizar a gestão municipal, aumentar a eficiência energética e fomentar o desenvolvimento econômico e turístico.

O projeto abriga metas ambiciosas, incluindo a melhoria do atendimento à população por meio de serviços digitais mais amplos, a implementação de um cadastro unificado para facilitar o acesso a serviços em diversas áreas, a redução do consumo de energia elétrica através da adoção de fontes limpas – em alinhamento com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 7 da ONU – e a atração de investimentos para o desenvolvimento econômico local, exemplificado pela criação do parque temático “Cidade do Morango”.

Atualmente, Atibaia figura na 62ª posição no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, dentre 5.570 municípios brasileiros, com uma pontuação de 59,64 em 100, destacando-se em seu compromisso com práticas sustentáveis. A cidade, conhecida como a Capital Nacional do Morango, planeja fortalecer essa identidade com a implantação de um parque temático dedicado ao fruto, projeto que já está em fase de licitação, contando com um investimento combinado do Governo Estadual e da administração municipal que soma R$ 10,4 milhões.

Além do parque temático, Atibaia tem em vista a licitação de outros projetos críticos, como o Sistema de Gestão Integrado e a modernização da infraestrutura de tecnologia da informação, ambos previstos para março. A revisão e atualização do Código Tributário também estão na agenda, com licitação já realizada.

No cenário nacional, Atibaia ganha destaque no Ranking Connected Smart Cities 2023, posicionando-se entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, com notáveis classificações em Economia e Segurança, além de figurar bem em categorias como Meio Ambiente, Governança, Saúde, Educação e Mobilidade.

Esse conjunto de iniciativas sublinha o compromisso de Atibaia com a inovação, sustentabilidade e melhoria contínua da qualidade de vida de seus moradores, projetando a cidade como um modelo de gestão pública eficiente e responsável no cenário brasileiro.

Fonte:

Deixe seu comentário