Portal da Cidade Atibaia

Criança Feliz

Acontece a entrega de kits infantis de higiene bucal aos cadastrados no Programa

Com o objetivo de fortalecer o vínculo afetivo e familiar das crianças de 0 a 3 anos, gerando estímulos para o desenvolvimento saudável.

Publicado em 01/06/2020 às 05:14

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Instituído em Atibaia em dezembro de 2017, o Programa Criança Feliz, vinculado a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS, desenvolve um atendimento à primeira infância, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Com o objetivo de fortalecer o vínculo afetivo e familiar das crianças de 0 a 3 anos, gerando estímulos para o desenvolvimento saudável, o Programa entregará kits de higiene bucal aos cadastrados no Criança Feliz.

Atualmente o Programa Criança Feliz possui 400 famílias cadastradas no município, que em função da pandemia do Coronavírus estão sendo atendidas de forma remota e as visitas eventuais ocorrem obedecendo todos os critérios de higiene e orientações sanitárias.

A entrega dos kits infantis de higiene bucal “Dr. Dentuço” doados pelo Comitê Estadual do Programa Criança Feliz será realizada nas residências das famílias e, além das crianças da faixa etária assistida, os irmãos que compõem o núcleo familiar também receberão os kits. Brinquedos educativos adquiridos pelo Programa também serão entregues para incrementar o desenvolvimento dos pequenos nesta época de isolamento social.

No Programa, equipes visitam semanalmente as famílias atendidas e fazem a análise das principais demandas, com encaminhamento para as diversas áreas, como saúde, educação, habitação, serviços disponibilizados pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), atualização ou inserção no Cadastro Único e outros.

O foco principal das visitas é fortalecer o vínculo afetivo e familiar das crianças de 0 a 3 anos com suas mães, gerando estímulos para o desenvolvimento saudável dos indivíduos. Em famílias que tenham integrante com alguma deficiência, o acompanhamento e estímulo é estendido até os 6 anos de idade. Além das crianças, o programa também atende gestantes.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, é reconhecido e referência para outros municípios, tanto que em 2018 Atibaia foi escolhida pelo Ministério do Desenvolvimento Social -MDS para mostrar a prática do Programa Criança Feliz, desenvolvido na cidade como parte dos trabalhos da administração municipal para atendimento à primeira infância.

Conforme determina a Política Nacional de Assistência Social, os serviços, programas e projetos da área devem ser financiados pelos governos municipal, estadual e federal.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fica na Rua Zeferino Alves do Amaral, nº 78 – Centro. O telefone para mais informações é (11) 4414-0650.

Fonte:

Deixe seu comentário