Portal da Cidade Atibaia

Você sabia que existem TRÊS tipos de H1N1?

A gripe Influenza/H1N1 continua sendo notícia em todo o país

Publicado em 18/04/2016 às 05:48

A gripe Influenza/H1N1 continua sendo notícia em todo o país. Para se prevenir da doença, a população pode seguir algumas recomendações e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar quais os cuidados necessários para a prevenção e também esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Em Atibaia, até o momento houve confirmação de um caso, sendoo mesmo diagnosticado e tratado em hospital de São Paulo.

 

Também conhecida como gripe suína e pelos vírus Influenza, dentre eles o H1N1, tem como forma de transmissão direta, de pessoa a pessoa, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir e espirrar, ou indiretamente, por contato com as secreções do doente, principalmente pelas mãos.

 

Existem três tipos de Vírus Influenza: A, B e C. O vírus H1N1 é subtipo do vírus A e começou a circular em 2009, causando uma pandemia (epidemia que atinge vários países). A suspeita se baseia no quadro clínico e a confirmação pode ser feita pela pesquisa de vírus na secreção respiratória. Os sinais e sintomas são: febre igual ou maior que 38 graus, tosse, coriza, dores no corpo, garganta e cabeça, arrepios, fadiga, mal estar e, menos frequentemente, vômitos e diarreia. Também pode ocorrer falta de ar ou desconforto respiratório indicando maior gravidade ou complicação por uma doença de base como asma, bronquite crônica e doenças do coração. O diagnóstico laboratorial é realizado no Instituto Adolfo Lutz somente nos casos de pacientes internados.

 

É de extrema importância procurar um serviço de saúde diante da ocorrência de quadro gripal com sinais de dificuldade respiratória”, alerta a gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. “Podem ser receitados medicamentos para melhorar os sintomas, fluidificar as secreções, baixar a febre e melhorar as dores, mas medicamentos à base de aspirina não devem ser utilizados”, lembra. “O medicamento Oseltamivir (Tamiflu) combate o vírus H1N1, devendo ser utilizado, sempre sob prescrição médica, o mais cedo possível quando houver quadro gripal em pessoas de grupos de risco ou que, além dos sintomas, também tenham falta de ar. Vale lembrar, no entanto, que o uso indiscriminado desse remédio pode levar à resistência viral”, completa.

 

Embora a Gripe Influenza/H1N1 ocorra no Brasil durante todo o ano, nas estações de outono (atual) e inverno (próxima) há aumento no número de casos, o que leva à realização da campanha nacional de vacinação justamente durante essas estações. Em 2016, a campanha deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril. Na rede pública de Atibaia, as vacinas estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde e serão destinadas aos grupos prioritários, conforme determinação do Governo Federal.

 

Ainda há muitas pessoas que se recusam a receber a vacina ou desconhecem as informações disponibilizadas pelas autoridades, mas a vacinação é recomendada mundialmente e é absolutamente imprescindível para as pessoas pertencentes aos grupos prioritários, uma vez que elas são mais suscetíveis à doença e a desfechos desfavoráveis”, salienta a secretária de Saúde. “A imunidade dura cerca de um ano e, com a possibilidade de circularem novos subtipos de vírus, torna-se necessário revacinar anualmente as populações de maior risco”, complementa.

Fonte:

Deixe seu comentário