Portal da Cidade Atibaia

saúde vacina

Região recebe 27 mil doses de vacina pentavalente

Segundo vigilância epidemiológica de Atibaia, novas doses podem não ser suficientes para atender a demanda.

Publicado em 14/01/2020 às 00:21
Atualizado em

(Foto: Imagem da Internet)

Com abastecimento irregular desde julho do ano passado, a região começou a receber nesta terça-feira (14), 27 mil doses de vacina pentavalente.

Atibaia e Caraguatatuba confirmaram que receberam as novas remessas. Já São José dos Campos, Taubaté e outras cidades da confirmaram que o novo lote deve chegar até esta quarta-feira (15).

A vacina é uma das mais importantes para recém-nascidos e protege contra cinco doenças, entre elas a hepatite B e a meningite. Ela está inserida no calendário nacional de vacinação e as crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

A médica Rita de Cássia Faria Bergo, da vigilância epidemiológica de Atibaia, explica que devido à procura, as novas doses não devem durar muito e não devem ser suficientes para atender a demanda.

"Primeiro é importante saber que essas doses que vieram são as de rotina, não é nenhuma chegada extra. E ainda é insuficiente para a gente cobrir as faltas desses meses todos, mas essas doses que chegaram estão sendo distribuídas pelas salas de vacinas do município", explica.

De acordo com a médica, há um déficit de quase 40% na vacinação da pentavalente no município.Em Atibaia, foram entregues 1.400 doses. Para receber a dose, pais ou responsáveis devem levar a criança a alguma das 13 unidades de saúde que possuem sala de vacinação: UBS’s Centro, Maracanã, Alvinópolis, Flamenguinho, Portão, Rio Abaixo e Tanque. Nas USF’s Imperial, Cachoeira, Itapetinga, São José e Cerejeiras, além da US Santa Clara.

Fonte:

Deixe seu comentário