Portal da Cidade Atibaia

clima

Previsão de chuva para o Pantanal nos próximos dias, de acordo com o Climatempo

Foi decretado "estado de emergência" por causa da enorme quantidade de incêndios espalhados por todas as regiões do estado.

Publicado em 16/09/2020 às 22:55

(Foto: Imagem ilustrativa para notícia)

Uma forte massa de ar seco predomina no Centro-Oeste do país. A quarta-feira será marcada pelo calor intenso, com temperaturas subindo rapidamente e umidade do ar em queda. Na quinta-feira, 17, alguns locais na fronteira com o Paraguai podem ter pancadas de chuva.

O estado de Mato Grosso do Sul sente os efeitos do calor extremo e da falta de chuva há vários meses, como ocorre por quase todo o Centro-Oeste. Foi decretado "estado de emergência" por causa da enorme quantidade de incêndios espalhados por todas as regiões do estado.

Com o solo, o ar e a vegetação muito secos, o descuido humano e o aumento das queimadas nesta época que antecede o plantio da safra de verão, os incêndios se alastram e saem fora de controle facilmente.

O parque estadual das Nascentes do Rio Taquari, na região de Costa Rica, é a mais recente reserva florestal que está em chamas no Centro-Oeste do Brasil.

Mas, quando volta a chover?

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a expectativa de um pouco de chuva para o fim desta semana. Isto não significa que esta chuva vai conseguir apagar os incêndios florestais de todas as regiões de Mato Grosso do Sul, mas deve reduzir a fumaça e o calorão em alguns locais. A grande frente fria esperada para a entrada da primavera vai começar a influenciar o país no finalzinho do inverno. A atuação desta frente fria sobre o Brasil deve ser observada entre os dias 19 e 23 de setembro.

Mas é no sábado, 19 de setembro, que áreas de instabilidade devem se desenvolver em diversas área de Mato Grosso do Sul provocando pancadas de chuva em várias regiões do estado. Porém, a região com menor chance de chuva é justamente o norte de Mato Grosso do Sul. A possibilidade de chuva no Parque Estadual das Nascente do Rio Taquari não é muito grande. O mapa do período entre 20 e 24/09 mostram acumulados que podem chegar até 30mm.

Há expectativa de mais áreas de chuva na próxima semana sobre o Mato Grosso do Sul. No período entre 25 e 29/09, o acumulado de chuva pode chegar a 60 mm em áreas do sul e do norte do estado.

Fonte:

Deixe seu comentário