Portal da Cidade Atibaia

saúde

Prefeitura faz combate permanente à Dengue em Atibaia

Ações da Secretaria de Saúde vão desde fiscalização até palestras educativas.

Publicado em 04/02/2020 às 21:28
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

As altas temperaturas e o período de chuvas enfrentados nesta época do ano acabam por causar uma maior transmissão de arboviroses, ou seja, doenças transmitidas por insetos, como a Dengue. Neste sentido, a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um trabalho permanente de prevenção, orientação e identificação de possíveis locais de proliferação dos mosquitos.

As inúmeras ações realizadas pelas equipes de fiscalização de combate a vetores, que conta com 10 agentes e 50 agentes comunitários em saúde, tem como resultado a visitas de cerca de 150 residências por dia, além de visitas em pontos estratégicos, imóveis e terrenos. Também é feito o atendimento de reclamações de locais sem manutenção e nebulização em conjunto com a Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, do governo do estado, em locais avaliados com a necessidade desta ação. Ainda, é feita coleta de larvas em criadouros para identificação do vetor.

O trabalho de prevenção é coordenado pela Unidade de Vigilância em Zoonoses – UVZ, inaugurada em maio de 2019, com o objetivo de vigilância e controle ambiental, pelo manejo e controle das populações animais, visando a profilaxia das zoonoses e doenças transmitidas por vetores, como também dos consequentes agravos e incômodos. É responsável por um trabalho direto e conjunto com equipes de campo e laboratórios de suporte e apoio.

Ações educativas são realizadas com palestras nas escolas e entrega de panfletos e materiais explicativos e de orientação sobre a prevenção da Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Vale ressaltar que toda a população tem um papel fundamental na prevenção quanto a proliferação, evitando focos de água parada no ambiente do lar, entorno, quintais e áreas comuns de edifícios.

Fonte:

Deixe seu comentário