Portal da Cidade Atibaia

Prefeitura e AME promovem reunião para agilizar consultas e exames

A ideia é aprimorar o sistema de acesso às especialidades e exames e diminuir a falta do paciente às consultas e exames

Publicado em 18/02/2017 às 06:44

Na terça-feira, 14, o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, participou de uma reunião com o objetivo de aprimorar o relacionamento entre a rede básica de saúde, central de vagas da Secretaria de Saúde e AME, e assim agilizar o acesso às consultas e exames, bem como a redução do absenteísmo (falta do paciente às consultas e exames).

O encontro contou com a presença da secretária de saúde, Maria Amélia Sakamiti Roda, do chefe de Gabinete, Luiz Benedito Roberto Toricelli, da equipe da Central de Vagas da Secretaria de Saúde, e dos diretores administrativo e técnico do AME, Renan Grejo e Caled Kadri, respectivamente.

O Frei Roberto, do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus,  também esteve presente.

Para se ter uma ideia, em 2016 foram disponibilizadas 20.956 consultas sendo que 17.084 pacientes comparecerem. Foram 3.873 ausências, o que caracteriza um índice de 18,48%.

Com relação às consultas não-médicas, de 1977 agendamentos compareceram 1.331 pacientes, com 646 ausências – caracterizando um percentual de 32,68% de absenteísmo. Nos exames foram 1.786 ausências.

Para o prefeito, as unidades de saúde devem se aprimorar no acolhimento e acompanhamento do paciente encaminhado ao AME para consultas e exames, redobrando os cuidados necessários com relação à atualização dos cadastros e monitorando o paciente para a redução do absenteísmo.

Segundo a secretária Maria Amélia Sakamiti Roda, a reaproximação está sendo realizada desde o início de janeiro deste ano.

Além das reuniões com o AME, a Central de Vagas da Secretaria de Saúde tem realizado contato prévio com todos os pacientes agendados para confirmação das consultas e exames agendados na intenção de reduzir as ausências.

Para ela, é fundamental que se fortaleça o vínculo do paciente com a sua unidade, bem como se promova a responsabilização da equipe de profissionais de saúde e do próprio paciente com relação ao seu tratamento.

AME Cirúrgico

Também foi discutida a possibilidade da instalação de um AME Cirúrgico em Atibaia, ou seja, um moderno centro cirúrgico, ligado ao ambulatório, para pequenos procedimentos.

A Prefeitura deverá formalizar o projeto, levantar a viabilidade econômica e realizar a articulação com os prefeitos da região, de modo que AME Cirúrgico de Atibaia desafogue a demanda de outras unidades de atendimento médico da cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário