Portal da Cidade Atibaia

cidade

Prefeitura de Atibaia autoriza reabertura de academias

Medida segue decreto presidencial, que incluiu academia de esporte como atividade essencial.

Postado em 13/05/2020 às 11:21 |

Imagem retirada do site Condobox (Foto: Imagem da Internet)

A Prefeitura de Atibaia  autorizou a reabertura de academias de esportes na cidade durante a pandemia de coronavírus. O decreto da prefeitura foi publicado nesta terça-feira (12), e impõe regras para a atuação das academias.

A medida do prefeito Saulo Pedroso segue o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que incluiu academia de esportes como atividade essencial. O governador João Dória (SP) deve se manifestar sobre a liberação de academias.

Atibaia registrou, até a manhã desta quarta-feira (13), 51 casos de Covid-19 com quatro mortes pela doença. A cidade flexibilizou a quarentena do Estado e liberou o funcionamento de comércios com regras.

O decreto publicado pelo prefeito Saulo Pedroso afirma que a administração levou em consideração o decreto federal para autorizar o funcionamento das academias e impõe regras para a atuação.

Além da necessidade de higienização frequente, entre as normas estão o limite de pessoas conforme capacidade do estabelecimento, distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e proibição de receber pessoas dos grupos de risco para Covid-19. Confira todas as regras:

  • limitar a quantidade de clientes/alunos a no máximo 20% da capacidade do estabelecimento e manter o distanciamento de no mínimo 1,5 m entre as pessoas;
  • é proibido qualquer tipo de atividade que possua contato físico;
  • uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel;
  • exigir uso de toalhas individuais e uso do bebedouro somente para garrafas próprias;
  • organizar alunos em grupos, para que haja intervalo mínimo de 15 minutos para limpeza e desinfecção dos equipamentos;
  • desativar o uso de digital nas catracas de acesso;
  • Apenas 50% dos armários e aparelhos de cardio como esteira, bicicleta ergométrica, elíptico e remo devem ser utilizados de maneira que se possa intercalar um equipamento em utilização e outro vazio;
  • é proibida a participação de pessoas em grupo de risco.

Segundo a prefeitura, "a nova medida atende a solicitações feitas pela Associação Comercial de Atibaia (ACIA) e leva em consideração a importância das atividades físicas para a saúde do corpo e da mente, ajudando a fortalecer o sistema imunológico".

A administração alertou ainda que as academias que reabrirem sem cumprir as determinações do decreto poderão ser multadas e até mesmo ter o alvará de funcionamento cassado.

Além de Atibaia, a cidade de São José dos Campos seguiu o decreto federal e autorizou o funcionamento das academias.

Flexibilização

Atibaia foi um dos municípios do Estado que flexibilizou a quarentena. Desde o fim de março, o comércio está aberto seguindo regras sanitárias impostas pela prefeitura. As adaptações, segundo o prefeito, Saulo Pedroso, não desrespeitam o decreto estadual do isolamento que segue até o dia 10 de maio.

Na flexibilização, o Microempreendedor Individual (MEI), as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) podem abrir desde que sigam normas específicas.

Com a implementação dessas medidas, a expectativa da prefeitura é aumentar a atividade comercial na cidade para cerca de 40%, mantendo uma série de restrições impostas pela quarentena em todo o Estado mas, ao mesmo tempo, realizando a retomada das atividades de maneira gradual.


Fonte:

Deixe seu comentário