Portal da Cidade Atibaia

cidade

Prefeitura convoca população a se cadastrar no e-SUS

Prazo para credenciamento vai até 30 de abril;

Publicado em 10/03/2020 às 02:08

Imagem retirada do site da Prefeitura de Atibaia (Foto: Prefeitura de Atibaia)

Com o objetivo de facilitar o cadastramento no e-SUS exigido pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura da Estância de Atibaia disponibilizou equipes para auxiliar o cadastro em todas as unidades de saúde da cidade. O prazo para o credenciamento está estipulado para o dia 30 de abril.

Conforme o governo federal, as informações coletadas serão disponibilizadas no e-SUS, um banco de dados que vai nortear e determinar os investimentos na área da saúde nos mais de 5 mil municípios brasileiros. O novo modelo de financiamento da Atenção Primária (AP) terá como base de investimentos o desempenho na área da saúde em cada localidade.

O Ministério da Saúde definiu que a atualização das informações deve ser encerrado em 30 de abril e os primeiros resultados divulgados em setembro deste ano. A partir disto, uma avaliação de desempenho dos municípios será realizada a cada quatro meses.

A Prefeitura recomenda que, mesmo que o cidadão não seja usuário rotineiro do SUS, não deixe de se cadastrar. O munícipe pode não fazer uso da unidade de saúde de seu bairro mas, o SUS não é somente “o Postinho”, o SUS é a vacina, o medicamento, a vigilância sanitária, entre outras atividades.

Fonte:

Deixe seu comentário