Portal da Cidade Atibaia

Atibaia

Parceria da Prefeitura de Atibaia com o Hcor capacita Rede de Atenção à Saúde

Objetivo é implantar o atendimento integral à saúde do idoso.

Publicado em 04/09/2019 às 02:49

A Prefeitura da Estância de Atibaia iniciou uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hospital do Coração (Hcor) de São Paulo.

O objetivo é implantar o atendimento integral à saúde do idoso na Rede de Saúde de Atibaia e, posteriormente, servir de referência para a implantação em outros municípios do Brasil. Com a iniciativa, a equipe do HCor dividirá seu conhecimento com os profissionais do município em cinco etapas de capacitação.

Atualmente acontece a fase de capacitação da equipe técnica da Secretaria de Saúde de Atibaia. Serão cinco módulos, três presenciais e dois à distância, e já foi realizado o primeiro encontro, com 50 profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe administrativa, agentes comunitários de saúde, entre outros).

Nessa primeira etapa o projeto qualificou o atendimento em saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde. Houve o envolvimento de representantes do Conselho Municipal do Idoso e também de usuários das unidades de saúde, que participaram da capacitação teórica a fim de tomar conhecimento das técnicas que serão aplicadas na rotina das unidades.

A projeção é de que até o final do ano a capacitação já tenha sido concluída. No próximo semestre será implantada a Linha de Cuidado Integral do Idoso da Atenção Básica, inicialmente em cinco unidades de Saúde de Atibaia: Alvinópolis, Tanque, Portão, Cerejeiras e Boa Vista. Em seguida, a implantação acontecerá nos outros 15 postos da cidade, contemplando toda a rede.

Os assuntos abordados buscam a capacitação dos profissionais da Atenção Básica sobre a saúde da pessoa idosa: Uso e importância da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa; Avaliação multidimensional da pessoa idosa (uso de medicamentos frequentes, dados antropométricos, hábitos de vida); Identificação de pessoa idosa vulnerável; Temas importantes no cuidado à pessoa idosa; Aplicação da caderneta de saúde da pessoa idosa.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Plano Nacional de Saúde de 2016 a 2019 destacou a importância do aumento da qualidade da atenção à saúde e a promoção da qualidade de vida das pessoas idosas. A Pasta lembra que a população de Atibaia está envelhecendo: há registro de aumento do número de idosos em relação à população ativa e, além disso, o município recebe muitos aposentados que optam por se instalar na cidade em busca de mais qualidade de vida.

Ainda de acordo com a Pasta, o mesmo trabalho será realizado na Santa Casa de Atibaia, portanto haverá o acompanhamento de todo o trajeto da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde de Atibaia. Conforme a Secretaria, ao final de 2020 Atibaia poderá ser referência para a implantação do projeto em toda a região de saúde de Bragança Paulista, que totaliza onze municípios.

A parceria com o Hospital do Coração é proveniente do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi – SUS), que é financiado com recursos de incentivo fiscal concedidos a hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário