Portal da Cidade Atibaia

saúde e informação

Outubro Rosa: você sabe qual é a hora de começar a investigar?

Veja como cuidar da sua saúde e os cuidados necessários para observar os sintomas.

Publicado em 06/10/2021 às 10:02

Imagem retirada do site G1 (Foto: Imagem ilustrativa para notícia)

Pauta sobre saúde: Hoje, o Portal da Cidade Atibaia traz um assunto importante: Outubro Rosa! Você sabe qual é a hora de começar a investigar? Especialista responde!

"Com o prolongamento da pandemia, diminuiu muito a procura de serviços médicos entre as mulheres. Segundo a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), houve queda de 70% na presença de mulheres nas unidades hospitalares e 45% menos exames de mamografias foram realizados em relação ao ano passado.

A campanha Quanto Antes Melhor serve para lembrar a necessidade de ter um estilo de vida mais saudável minimizando riscos não só do câncer de mama, como de muitas outras doenças. Outro ponto da campanha é o tratamento imediato, logo após o diagnóstico. Aumentando a sobrevida e chances de cura da paciente. Inclusive, você sabia que, quando o câncer de mama é diagnosticado no início, as chances de cura chegam em até 95%?

De acordo com o médico atuante na área de endocrinologia, Dr. Yago Fernandes (@yagofernandes.dr), a taxa de mortalidade caiu 40% nos últimos anos e este é o tumor mais comum que mais atinge mulheres em todo o mundo. “Há vários fatores de riscos, como o tabagismo, alcoolismo, obesidade, terapia de reposição hormonal sem acompanhamento ou por tempo prolongado, menopausa tardia ou início da menstruação precoce”, ressalta o especialista.

Você sabe os sintomas?

Os sintomas são muitos e merecem atenção: nódulos na mama, dor ou inversão do mamilo, inchaço em parte da mama com aspecto de casca de laranja, vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama, irregularidades ou retração na pele da mama, saída de secreção do mamilo sanguinolenta ou translúcida.

“Por mais que tenhamos que estar atentos, o recomendado é a investigação após os 40 anos. Dentre as opções de diagnóstico, estão a biópsia, a mamografia anual ou ressonância nuclear magnética. Mas, vale lembrar que prevenir é melhor que curar. O ideal é manter a saúde e os exames em dia”, finaliza o médico.

Fonte:

Deixe seu comentário